Rádio ITINGAFM Ao vivo

domingo, 22 de maio de 2016

"DIA NACIONAL DE COMBATE AO ABUSO SEXUAL CONTRA CRIANÇAS" TEVE GRANDE PARTICIPAÇÃO POPULAR.

Comunidade itinguense participa do Dia Nacional de Combate ao Abuso e Exploração Sexual Contra Crianças e Adolescentes


Em Itinga a data foi amplamente comemorada pelos poderes constituídos, através da parceria entre Conselho Municipal da Criança e do Adolescente, Conselho Tutelar, Ministério Público e Prefeitura Municipal com a realização de palestras e caminhadas.
Na última terça-feira (17), foi promovida várias palestras na Câmara Municipal como forma de esclarecer a comunidade sobre os riscos e os cuidados que devem ser observados com relação aos menores por parte dos pais e responsáveis para que seja evitado o abuso e exploração sexual contra crianças e adolescentes.

Uma das palestrantes foi a Promotora de Justiça Dra. Nara Thayres Brito Guimarães, que falou sobre aos responsáveis por menores sobre a necessidade de observância nas atitudes dos jovens, especialmente no que diz respeito ao acesso às redes sociais, hoje um canal aberto para a prática desses tipos de abusos.
A prefeita Vete, também presente ao evento, falou do empenho da gestão municipal na criação do Conselho Municipal da Criança e do Adolescente, no sentido de que seja assegurado os direitos dos menores itinguenses, bem como intensificado o combate ao abuso e exploração sexual no município. Participaram também do evento líderes religiosos, classe empresarial, professores, estudantes e a comunidade em geral e o vice-prefeito Bosco, que juntamente com a prefeita se mantém solidário à causa.
Nessa quinta (18), dia oficial do Combate ao Abuso e Exploração Sexual contra Crianças e Adolescentes, aconteceu uma grande caminhada com a participação de vários segmentos sociais, que terminou com uma grande concentração na Praça Ana da Penha, onde várias pessoas se pronunciaram em respeito à causa.
Origem da data
A data 18 de maio foi instituída como Dia Nacional do Combate à Exploração Sexual de Crianças, através da Lei Federal nº 9.970/2000, que teve sua criação motivada pelo “Caso Araceli” (1973), uma menina de oito anos de idade, natural do Espírito Santo, que foi sequestrada, violentada e barbaramente assassinada e seus agressores, jovens da classe média, nunca foram punidos. 
A intenção do 18 de maio é destacar a data para mobilizar e convocar toda a sociedade a participar dessa luta e proteger nossas crianças e adolescentes. A data reafirma a importância de se denunciar e responsabilizar os autores de violência sexual contra a população infanto-juvenil.
No Brasil o “Disque 100”, criado pela Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República, é um serviço de recebimento, encaminhamento e monitoramento de denúncias de violência contra crianças e adolescentes. Os dados mostram que, de março de 2003 a março de 2011, o Disque recebeu 52 mil denúncias de violência sexual contra este público, sendo que 80% das vítimas são do sexo feminino.
O Disque 100 funciona diariamente de 8h às 22h, inclusive aos finais de semana e feriados. As denúncias são anônimas e podem ser feitas de todo o Brasil por meio de discagem direta e gratuita para o número 100; e do exterior pelo número telefônico pago 55 61 3212-8400 ou pelo endereço eletrônico: disquedenuncia@sedh.gov.br.

































































































PM do Pará é morto a tiros durante assalto a ônibus no Maranhão

  O   policial militar Mazoel da Silva Carvalho, 34 anos, foi morto a tiros na noite dessa segunda-feira (13), durante um assalto a um ônibu...