Jornalismo com credibilidade e imparcialidade, sempre atualizado com as principais Notícias locais e regionais do estado do Maranhão, Brasil e do Mundo.
Começa nesta terça-feira dia 30 o aniversário Paraíba que vêm com uma grande promoção em toda a loja com Móveis, Eletrodomésticos, Confecções e Calçados.
E nesta terça-feira, a cada R$ 50,00 em compras, você ganha cupons em dobro para participar dos sorteios de 57 caminhões cheios de prêmios. É isso mesmo! O Paraíba vai sortear 57 caminhões cheios de prêmios.
Não Perca! A super promoção do Aniversário Paraíba nesta terça-feira dia 30, toda a loja está na promoção.
Aniversário Paraíba 57 anos na estrada… 57 Caminhões de prêmios!
Só papa Francisco para mediar a crise entre o Governo do Maranhão e a Igreja Católica.
Diz a lenda que não se briga com quem usa saia: mulher, juiz e padre.
Ao confrontar o padre mexicano Roberto Perez, da Pastoral Carcerária, o governador Flávio Dino chamou para si um briga enorme com a Igreja Católica.
Evidente que não pegou bem para o governador, que se diz católico praticante e que esteve com o papa Francisco em 2013, a declaração de que padre Roberto Perez recebia “mensalinho” de empresas terceirizadas que prestam serviços no Complexo Prisional de Pedrinhas. Foi uma declaração infeliz e inoportuna.
É claro que nenhum homem está acima de qualquer suspeita por ser padre, pastor ou alguma outra liderança espiritual.
Há uma imensa quantidade de padres que comentem os mais absurdos dos crimes, desde pedofilia, estupros e até assassinados. Não é, portanto, a condição de padre que deve fazer do Roberto Perez uma figura insuspeita.
O sistema carcerário maranhense está apodrecido, todos sabemos. As denúncias gravíssimas do agente penitenciário Cézar Bombeiro publicadas no Blog do Robert Lobato, onde cita outras autoridades eclesiásticas, precisam ser apuradas, tanto no âmbito do Governo do Estado quanto, por exemplo, pela Comissão de Segurança da Assembleia Legislativa. Aliás, seria de bom alvitre Bombeiro ser convocado pelo parlamento maranhense.
O padre Roberto Perez conta com a confiança e solidariedade da cúpula da Igreja Católica no Maranhão, e de vários ativistas dos direitos humanos. Até o ex-secretário de Administração Penitenciária, Sebastião Uchoa saiu em defesa da Pastoral Carcerária.
Contudo, se não é ilegal o salário que o clérigo recebia de uma terceirizada para fazer seu trabalho nos presídios, pode ser questionado do ponto de vista ético, por que não?
O fato é que Flávio Dino colocou as mãos de autoridade número um do estado num enorme vespeiro, tanto no que diz respeito ao sistema carcerário carcomido, como no tocante à compra de uma briga com a igreja.
Certa vez, em conversa com um chegado do governador, ouvi dele que Flávio Dino virou um homem ainda mais destemido após o falecimento precoce do seu filho caçula, em 2012.
Pela forma como tem encarado alguns assuntos ligados à segurança no Maranhão dá para entender o que o chegado do governador quis dizer.
Confira a nota da Comissão de Justiça e Paz assinada, também, por Dom Belisário:
O programa vai oferecer 2 mil vagas para que jovens de 18 a 21 anos para que possam tirar a primeira Carteira de Habilitação de graça
Começam nesta quarta-feira, 1º, a partir das 8h, as inscrições para o CNH Jovem, programa do Governo do Estado que concede isenção total de custos para obtenção da CNH para estudantes que concluíram o ensino médio em escolas públicas. As inscrições podem ser feitas até o fim do mês, exclusivamente por meio de formulário disponível na internet. Neste primeiro ano do CNH Jovem, o programa vai oferecer duas mil vagas.
“O CNH Jovem abre caminho para que o jovem possa ampliar suas chances de ingresso no mercado de trabalho e, ao mesmo, é uma importante ação preventiva em relação à violência no trânsito, pelo fato do programa possibilitar as formações teórica e prática necessárias ao futuro condutor”, afirma o governador Flávio Dino.
O Departamento Estadual de Trânsito do Maranhão (Detran) desenvolveu uma página própria na internet (www.detran.ma.gov.br/cnhjovem) com todas as informações sobre o CNH Jovem. Além do formulário para inscrição no programa, a página contém o regulamento, a portaria de regulamentação, o calendário do programa e o passo a passo para tirar todas as dúvidas dos estudantes interessados.
A inscrição para o CNH Jovem é gratuita. Ao preencher o formulário de inscrição, o estudante deverá informar seus dados pessoais, residenciais, o número da inscrição do Enem, escola onde concluiu o Ensino Médio, cadastrar uma senha pessoal, e-mail para contato e assinar as declarações de veracidade, previstas pela Portaria nº 503 do Detran, que regulamenta os critérios e procedimentos operacionais do CNH Jovem.
Das duas mil vagas oferecidas, este ano, pelo CNH Jovem, metade será destinada aos estudantes com as melhores pontuações no Enem de 2014. As outras mil vagas serão distribuídas por meio de sorteio, a ser realizado pela Caixa Econômica Federal. O resultado final dos estudantes contemplados será divulgado no dia 12 de agosto, Dia Internacional da Juventude, no site do Detran.
Os estudantes selecionados poderão optar em tirar a Carteira Nacional de Motorista nas categorias A (moto), B (carro) ou AB (carro e moto). Todos os custos envolvidos, desde os exames iniciais, até as taxas de emissão da CNH, serão pagos pelo programa sem qualquer despesa para os estudantes contemplados.
O jovem beneficiado pelo CNH Jovem poderá escolher o Centro de Formação de Condutores (CFC) onde fará os cursos exigidos para obtenção da carteira de motorista. Até o fechamento desta edição, dos 231 CFCs maranhenses, 86 haviam aderido ao programa.
Para o diretor geral do Detran, Antonio Nunes, o CNH Jovem é uma das grandes realizações do governo Flávio Dino. “Dois mil jovens serão beneficiados só este ano pelo programa, mas quem ganha mesmo é a sociedade. Com o CNH Jovem, vamos reduzir a ilegalidade de motoristas dirigindo sem habilitação, e dar a esses futuros condutores a formação devida e responsável para o trânsito”, acentuou Nunes.
Fagundes foi campeão maranhense em 2015 pelo Imperatriz
O volante campeão maranhense de 2015 pelo Imperatriz Fagundes Soares da Silva, de 26 anos, conhecido apenas como Fagundes, morreu após sofrer um acidente de moto na madrugada desta segunda-feira,29, na BR-010, próximo ao município de Governador Edison Lobão (MA).
De acordo com a Polícia Rodoviária Federal (PRF), a suspeita é de que o jogador estava dirigindo sob efeito de álcool quando bateu na traseira de um carro ao tentar passar por um quebra-molas e morreu na hora.
O presidente do Imperatriz Buzuca disse que participou do reconhecimento do corpo. Ele informou que o clube prestará assistência à família do atleta. “Vamos prestar solidariedade à família. Já reconheceram o corpo e vamos dar total apoio neste momento difícil“, garantiu, em entrevista ao Globo Esporte.com.
O corpo está sendo velado na casa de familiares do jogador, em Imperatriz. O local e horário do enterro ainda não foram divulgados.
Fagundes foi contratado no início do ano pelo Imperatriz para compor o elenco da temporada atual. O volante disputou seis jogos e ajudou o Cavalo de Aço a conquistar o segundo título na história do Campeonato Maranhense.
Trajetória
O volante foi revelado pelo JV Lideral em 2008 e fez parte do elenco vice-campeão da Série B do Campeonato Maranhense. No ano seguinte, participou da campanha que levou o Trator do Camaçari ao título do Campeonato Estadual, vencendo a final contra o Sampaio.
O volante permaneceu no JV Lideral até 2010, quando disputou a Série D e a Copa do Brasil. No ano seguinte, foi para o Patrocinense e, em 2012, retornou ao futebol maranhense para defender o Santa Quitéria.
No mesmo ano, teve sua primeira passagem pelo Imperatriz e posteriormente chegou ao Balsas. Em 2013, Fagundes defendeu o Cori-Sabbá no Campeonato Piauiense e retornou ao JV Lideral no segundo semestre, para disputar novamente a Série B do Campeonato Maranhense. No ano seguinte voltou a vestir a camisa do Cori-Sabbá e posteriormente do Sabiá. (G1/MA)
José Eduardo Cardozo falou no lançamento do Levantamento Nacional de Informações Penitenciárias (Infopen); Brasil possui atualmente a quarta maior população carcerária
Foto: Antonio Cruz/ Agência Brasil
Agência Brasil
O ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, disse nesta terça-feira (23), no lançamento do Levantamento Nacional de Informações Penitenciárias (Infopen) que, se o Brasil continuar com o mesmo ritmo de prisões, o País poderá atingir uma população carcerária de mais de um milhão de presos até 2022. Cardozo ainda destacou que, mesmo com a criação de 40 mil vagas em presídios, que serão entregues até 2017, o Brasil vive atualmente um déficit de 231 mil vagas para presidiários.
“Os senhores têm alguma dúvida de que estamos enxugando gelo, especialmente se considerarmos que tenho mais de 400 mil mandados de prisão em aberto?”, disse.“Se for mantido o atual ritmo de encarceramento, sem a mudança da legislação, nós teremos ultrapassado, em 2022, 1 milhão de pessoas encarceradas”.
Ainda de acordo com Cardozo, o ministério está repassando o equivalente a R$ 1,1 bilhão para os estados criarem essas vagas. “As unidades que nós estamos financiando com o dinheiro já arrecadado no governo da presidenta Dilma serão entregues agora em 2015 e 2016. Dois terços das obras já estão em andamento”. Segundo o diretor-geral do Departamento Penitenciário Nacional (Depen), Renato De Vitto, as novas vagas serão destinadas a presos provisórios. “Há um diagnóstico importante de que ainda há presos em carceragem de delegacias de polícia”, ressaltou De Vitto.
De acordo com o levantamento divulgado nesta terça, entre as unidades prisionais que forneceram informações, mais da metade (60%) dos presos provisórios estão sob custódia há mais de 90 dias aguardando julgamento. Para De Vitto, só o aumento do número de vagas não é suficiente e é necessária a aplicação de outras políticas públicas. “Não basta só ampliar o número de vagas, mas tentar evitar o caminho da prisão aplicando medidas alternativas. Não é necessário colocar a pessoa em um ambiente em que ele vai estar sujeito à cooptação de facções criminosas”, explicou.
Para isso, o diretor do Depen informou que, além das vagas, os estados receberão um manual de instruções. “Entregar um modelo de gestão, de regimento, uma capacitação para que a gente melhore e aperfeiçoe o modo de gestão dos estabelecimentos prisionais que serão inaugurados”.
O levantamento também mostrou que a população prisional brasileira no primeiro semestre de 2014 chegou a 607.731 indivíduos, o que representa um aumento de 575% com relação a 1990, ou seja, 6,7 vezes maior. Foi a primeira vez que o número ultrapassou a marca de 600 mil. O estudo mostra também que o País registra a quarta maior população prisional do mundo, ficando atrás apenas dos Estados Unidos, da China e da Rússia.
Com relação à população prisional por estado federativo, São Paulo é o estado com maior número de presos: são 219.053 pessoas privadas de liberdade, ou seja, 36% da população carcerária do país. O estado é seguido de Minas Gerais, com mais de 61 mil presos, e do Rio de janeiro com mais de 39 mil.
A taxa de ocupação do sistema prisional de 161% também chama atenção. De acordo com o levantamento, no Brasil, em um espaço concebido para custodiar apenas dez indivíduos, há, em média, 16 pessoas encarceradas. O perfil do preso brasileiro também foi avaliado pelo estudo. Entre as unidades que forneceram informações, a maioria da população é formada por jovens (56%) e do sexo masculino. Por etnia, 67% da população carcerária são de pessoas negras.
O governador Flávio Dino via Twitter e depois em nota oficial do governo, confirmaram a informação publicada pelo Blog do Jeisael de que o padre Roberto Perez Cordova, da Pastoral Carcerária de São Luís, recebia de forma irregular “mensalinho” no governo Roseana Sarney. Segundo nota do governo, a revelação da irregularidade gerou a reação transloucada com a nota que chama o governador de “prepotente e descontrolado”.
“Qual a legitimidade da crítica de alguém que recebia dinheiro do Governo anterior e está irritado por que perdeu a benesse??”, afirmou o governador.
A nota oficial afirmou que a reunião das entidades da sociedade civil – gravada – não teve problemas e encerrou com uma festiva foto entre os participantes. Segundo o governo,o motivo da nota foi somente a revelação do “mensalinho”.
NOTA OFICIAL
A respeito de nota atribuída à Pastoral Carcerária, o Governo do Maranhão tem a informar:
1 – A nota é absurdamente inverídica, pois jamais o governador do Estado afirmou que o sistema penitenciário estava perfeito e isento de problemas, tampouco se “descontrolou”. Frise-se que a reunião encontra-se gravada e terminou com uma festiva foto, com todos os participantes.
2 – O governador do Estado apenas respondeu a uma equivocada afirmação de que o sistema penitenciário “piorou” neste ano de 2015. Ao fazê-lo, resumiu os avanços e anunciou as medidas que serão adotadas para continuar melhorando. Lembramos que, neste ano, houve uma redução de 61% no número de fugas e de 63% no número de mortes, e nenhuma rebelião em Pedrinhas. Os dados são públicos e estão à disposição de todos.
3 – Na verdade, a nota atribuída à Pastoral Carcerária deriva da revelação de que um dos seus membros recebia remuneração indevida de uma empresa terceirizada no sistema penitenciário. O que gera, aí sim, reações prepotentes e descontroladas.
4 – Sobre a presença da Pastoral Carcerária em Pedrinhas, ela será sempre bem vinda, assim como tem sido bem recebidas todas as instituições que verdadeiramente querem melhorar a execução penal no Brasil. O governo do Maranhão vai continuar corrigindo os erros do sistema penitenciário, nos termos de Acordo assinado com o presidente do Supremo Tribunal Federal e outras autoridades.
O senador Roberto Rocha tem buscado fortalecer a posição do Maranhão por meio da bancada do PSB. Atualmente a bancada é formada por seis senadores: Antônio Carlos Valadares (SE), Fernando Bezerra Coelho (PE), João Capiberibe (AP), Lídice da Mata (BA), Roberto Rocha e Romário (RJ). Agora, com as vindas de Lúcia Vânia (ex-PSDB) e Marta Suplicy (ex-PT) passarão a ser de oito senadores, o que equivale a 10% (dez por cento) do Senado.
Em entrevista a uma rádio local, em São Luís, Roberto Rocha afirmou estar muito empenhado em oportunizar a bancada expressiva do PSB para trazer projetos para o Maranhão. “O meu esforço em primeiro lugar, é fazer com que, o que apresenta o senador Roberto Rocha ao governo federal em relação ao Maranhão seja uma posição, um projeto também do PSB no Senado. Dessa forma, aqueles que o povo do Maranhão elegeu em 2014, ou seja, um senador novo, um governador novo, nós da bancada, tentamos fortalecer na medida em que, ao invés de ter apenas um senador, nós temos oito senadores do PSB em favor do Maranhão”, explicou.
Na opinião do parlamentar, esse trabalho em conjunto já está trazendo resultados para o Maranhão. Desde o início do ano, a bancada tem levantado a bandeira da instalação de um complexo naval brasileiro – a segunda esquadra da Marinha do Brasil, para São Luís . De acordo com Rocha, o projeto de instalar uma esquadra da Marinha do Brasil na cidade de São Luís terá um grande impacto para a capital do Estado, com previsão de criação de cerca de 10 mil empregos.
Base naval - O projeto de instalação da Segunda Esquadra da Marinha do Brasil, no valor de 13 bilhões de reais é uma realidade para o Maranhão, por razões técnicas: a boa estrutura portuária da baia de São Marcos, grande variação de marés, boas condições de navegabilidade, segunda maior profundidade de canal marítimo do mundo, considerando ainda um dos principais objetivos do Complexo Naval de proteção à “Amazônia Azul”, que tem a costa marítima de São Luís inserida, além da “Amazônia Verde”, já que a capital maranhense está próxima da foz do Rio Amazonas. Roberto Rocha já esteve, em março deste ano, em missão na Antártica com o objetivo de conhecer as instalações da Estação Comandante Ferraz, base brasileira localizada na Baía de Almirantado, na Antártica, que realiza, atualmente, trabalhos de pesquisa e observação científica. A visita do parlamentar maranhense foi um convite da Marinha do Brasil, com quem o senador tem estreitado os laços. Para o senador, as atividades desenvolvidas no continente antártico são de grande importância para o estudo dos impactos ambientais globais na Antártica e suas consequências para as Américas, inclusive a Amazônia.
EM BREVE ESTAREI FALANDO AQUI O NOME DE UM CERTO CANDIDATO A PREFEITO DE ITINGA DO MARANHÃO QUE JA ESTA DE MALAS PRONTAS PARA DEIXAR O SEU TÃO FAMOSO PARTIDO A QUEM ELE DIZIA SER MUITO FIEL, MAS COMO O DONO DO DINHEIRO DA CAMPANHA É QUEM MANDA NELE E O DITO CUJO JÁ ESTA COM TUDO PRONTO PARA OBEDECER O SEU PATRÃO FINANCEIRO E SE MANDAR PARA OUTRO PARTIDO DEIXANDO O ATUAL PARTIDO COM OS MENINOS PAUS MANDADO E LARANJAS QUE ELE TEM CONSEGUIDO MANIPULAR COM RESTOS FINANCEIROS E COMPROMISSOS SEM FUNDAMENTOS...
AGUARDEM MUITO EM BREVE EU IREI MOSTRAR A CARA DELE E O PARTIDO O QUAL O FINANCIADOR DE CAMPANHA DELE ESTA MANDANDO ELE SE FILIAR E LEVAR OS SEUS POUCOS MENINOS....
Já foi dado inicio as articulações politicas para o fortalecimento da sigla PSB em Itinga do Maranhão.
Segundo o presidente Regional e membro da executiva estadual do PSB Sr José Roberto as articulações caminham fortes para candidaturas própria ao executivo e legislativo em varias cidades do estado do Maranhão. Em Itinga do Maranhão não sera diferente o presidente José Roberto informou ainda que em Itinga o PSB é forte e com 99% de chances tem o grande nome do ex prefeito Francisco Walbert ferreira de queiroz o popular QUININHA deve ser o grande nome para prefeito nas eleições municipais de 2016 com muitos e grandes nomes do cenário politico que o acompanhará como candidatos a vereadores aliando e coligando a diversas siglas rumo as eleições de 2016...
...AGUARDE NOVAS INFORMAÇÕES QUENTINHAS AQUI NESTE BLOG 2016 VEM AÍ...
O cantor Cristiano Araújo morreu na manhã desta quarta-feira (24) após sofrer um acidente de carro na BR-153, no km 614, entre Morrinhos e o trevo de Pontalina, em Goiás. O cantor voltava de um show em Itumbiara, no sul do estado, quando veículo em que ele estava, um Range Rover, saiu da pista e capotou. Ele chegou a ser socorrido e encaminhado ao Hospital de Urgências de Goiânia (Hugo), mas a unidade confirmou que ele não resistiu aos ferimentos.
Empresário do cantor, Antônio Pereira dos Santos já havia confirmado que a namorada de Cristiano, identificada como Allana Moraes, 19 anos, que estava com ele no veículo, morreu no local.
O acidente aconteceu por volta das 3h30 desta quarta-feira, segundo o Corpo de Bombeiros. Inicialmente o cantor foi levado ao Hospital Municipal de Morrinhos e depois transferido em uma Unidade de Terapia Intensiva (UTI) Móvel até a capital. Depois, seguiu de helicóptero até o Hugo. Além do cantor e da namorada, outras duas pessoas estavam no carro.
Segundo os bombeiros, elas sofreram ferimentos leves e também foram encaminhadas a um hospital na capital. A Polícia Rodoviária Federal (PRF) informou que as causas do acidente ainda são apuradas. “Fizemos um levantamento no veículo, que é do ano de 2015, e ele estava em perfeitas condições. A suspeita inicial é que o motorista tenha dormido ao volante, mas tudo isso ainda é devidamente apurado”, afirmou o inspetor Newton Moraes.
Segundo o empresário, o cantor costumava viajar com um motorista particular para que "pudesse dormir após o show" e não precisasse dirigir. Ele ressaltou, ainda, que o condutor "é experiente e acostumado a guiar de madrugada".
Shows
Na última terça-feira (23), o cantor publicou em sua página no Instagram uma mensagem dizendo que estava partindo da Bahia, ao lado na namorada, com destino a Itumbiara. Após o acidente, muitos fãs comentaram na imagem sobre o ocorrido e mandam mensagens de solidariedade ao cantor. O próximo show de Cristiano Araújo estava marcadado para acontecer na noite desta quarta-feira em Caruaru, em Pernambuco.
Caminhão em alta velocidade colide com moto e faz vítima fatal
André Gomes
Um acidente por volta das 00:h 30 min da madrugada deste domingo na BR 010 próximo a cidade de Dom Eliseu - Pá, um caminhão de placa MXA 1510 colidiu com uma moto.
Dois homens não identificados por não portarem documentos, sairão para uma festa em uma moto e transportavam uma grade de cerveja, a certa altura da BR 010 eles foram surpreendidos por um caminhão que vinha em alta velocidade e colidiu na traseira do motoqueiro o impacto foi muito forte que o condutor veio a óbito no local do acidente o garupa foi socorrido em estado grave.
As informações repassadas para o nosso site dão conta que o de camisa azul era quem pilotava a moto e morreu no local.
O Tribunal Regional Eleitoral do Maranhão (TRE-MA) abre, nesta segunda-feira (22), as inscrições para concurso público com objetivo de de preencher vagas de analistas e técnicos judiciários para seu quadro funcional, além de formação de cadastro de reserva. As inscrições ocorrem pelo endereço eletrônico www.tre-ma.ieses.org , e ocorrem até o dia 10 de julho de 2015. As taxas de inscrições vão de R$ 60 (para nível médio) e R$ 75 (nível superior).
Os salários variam de R$ 6.224,79 a R$ 9.692,84, com jornadas de trabalho de 20 horas a 40 horas semanais.
Veja a relação completa de vagas no concurso público:
Técnico judiciário – área administrativa (9 vagas regulares e 1 para pessoa com deficiência).
Vagas para cadastro de reserva:
Técnico judiciário – operação de computadores;
Analista judiciário – área judiciária;
Analista judiciário – área administrativa;
Analista judiciário – análise de sistemas.
Vagas para cadastro de reserva para pessoa com deficiência:
Técnico judiciário – programação de sistemas – 1 vaga regular ;
Técnico judiciário – edificações – 1 vaga regular;
Analista judiciário – medicina – 1 vaga regular;
Analista judiciário – contabilidade – 1 vaga regular.
“O valor que o vereador ganha aqui, se ele não for corrupto, ele, não tenha nenhuma dúvida, que ele mal se sustenta durante o ano”, diz o vereador Odilon Rocha de Sanção.
Você faria o quê, se ouvisse um vereador da sua cidade defender a corrupção, e um outro vereador ofender professores? Isso aconteceu e foi em um dos municípios mais ricos do Pará.
O ônibus escolar viaja perigosamente superlotado, em Parauapebas, no Sul do Pará, um dos inúmeros municípios brasileiros que sofrem com o mau uso do dinheiro público.
Em Parauapebas, parte desses desmandos pode ser entendida se a gente acompanhar uma sessão da Câmara de Vereadores da cidade.
Ouça o que dizem os dois vereadores.
“O valor que o vereador ganha aqui, se ele não for corrupto, ele, não tenha nenhuma dúvida, que ele mal se sustenta durante o ano”, diz o vereador Odilon Rocha de Sanção.
“Pode rasgar a boca, o que quiser aí, que eu tô c**** e andando”, diz o vereador Major da Mactra.
Odilon Rocha de Sanção, do Partido Solidariedade é o vereador que ficou famoso no Brasil inteiro pela sinceridade: “Se ele não for corrupto”. Odilon é acusado de ser um dos principais operadores de um esquema de corrupção investigado pelo Ministério Público do Pará. Outros políticos da cidade também são suspeitos.
O supermercado Baratão está no centro do esquema de corrupção. Segundo a investigação do Ministério Público, a Câmara de Vereadores de Parauapebas fez contratos fraudulentos com o Baratão, para fornecimento de gêneros alimentícios. Mas, de barato, os contratos não tinham nada. O que chamou a atenção dos investigadores foi a quantidade de comida que deveria ser fornecida para o lanche dos vereadores.
A Câmara tem 15 vereadores e apenas uma sessão por semana. Parece que, quando se encontram, eles estão sempre muito famintos. Em apenas um mês o Baratão teria fornecido 27 quilos de presunto, outros 27 quilos de queijo e uma tonelada de café. Isso mesmo, mil quilos.
Em uma conversa, gravada com autorização judicial, explica o tamanho do apetite. Falam ao telefone Edmar Cavalcante de Oliveira, o dono do Baratão, e um homem, não identificado, que faz parte do esquema.
Homem: Eu estou olhando que as notas que tu mandou aqui, vamos precisar dá uma mexida nesse trem aqui, bicho. Botou aqui 9.494 de requeijão. Edmar Cavalcante de Oliveira: Está na nota fiscal? Homem: Está R$ 30 mil só de requeijão.
A diferença entre o que a Câmara realmente gastava e o que ela dizia que gastava ia direto para o bolso dos vereadores, de acordo com o Ministério Público. O dono do Baratão, que emitia as notas frias, fez acordo de delação premiada.
Promotor: A nota fiscal era preenchida da forma como eles diziam… Edmar Cavalcante de Oliveira: Era.
Preste atenção nesta história. Edmar conta que pagou propina para o vereador Josineto Feitosa. O cheque foi repassado para Odilon Sanção, mas não tinha fundos.
Promotor: A ida do Odilon ao seu supermercado, o que ele foi cobrar? Edmar Cavalcante de Oliveira: Foi cobrar um cheque de 29 mil e 800 que eu tinha passado para o Josineto. Esse eu entreguei para o Josineto mesmo. Promotor: E era cheque de propina? Edmar Cavalcante de Oliveira: Era cheque de propina.
Josineto Feitosa de Oliveira, do Solidariedade, é ex-presidente da Câmara. Procurado, ele não quis se manifestar. Segundo a investigação, o esquema de corrupção envolvia ainda contratos fraudulentos de aluguel de carros.
“Dos 40 veículos que a Câmara pagava todo mês pela locação ela recebia oito veículos”, diz o promotor de Justiça Hélio Rubens Pinheiro.
A locadora usada no esquema, a Corelo, pertence a quem? Ao Edmar, o dono do Baratão.
Odilon Sanção e outro vereador, José Arenes, do PT, também suspeito de participação no esquema, foram presos e transferidos para Belém. Procuramos os advogados dos dois, o de Odilon disse que não daria entrevista. O de Arenes não foi localizado. Em Parauapebas, a revolta é geral.
“A gente não tem escola, não tem saúde, não tem uma água de qualidade”, diz uma mulher.
“A cidade não tem saneamento básico, não tem esgoto. O município hoje está entregue para as cobras”, diz uma outra moradora.
Mas é assim que o vereador Major da Mactra, do PSDB, se dirige aos cidadãos: “Eu tô c*** e andando”.
O alvo de tanta gentileza eram professores que pediam melhores condições de trabalho. Em uma escola, o almoço e até as aulas de educação física são dentro da sala.
O improviso começa no caminho, naquele ônibus superlotado.
Ivan Saraiva, motorista: Eu levaria o que está escrito aqui, 48 passageiros. Tem viagem que a gente leva 120, 130 crianças. Fantástico: Você colocaria seu filho em um ônibus desse? Ivan Saraiva: Jamais.
No desembarque das crianças, dá para entender melhor o que acontece em Parauapebas.
São Paulo – O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva acredita que será o próximo alvo da operação Lava Jato, de acordo com reportagem publicada neste sábado pela Folha de S. Paulo.
De acordo com o jornal, que ouviu interlocutores do ex-presidente, Lula teria dito que as prisões são uma demonstração de que ele será o próximo alvo da operação.
E, ainda segundo a reportagem da Folha de S. Paulo, Lula teria reclamado que, agora que é ex-presidente, não tem mais direito a foro privilegiado.
A operação Lava Jato investiga um esquema de cartel para vencer licitações de obras superfaturadas da Petrobras.
Em troca, as empresas pagavam propina a funcionários da estatal, operadores que lavavam dinheiro do esquema, políticos e partidos.
Ontem, a Polícia Federal (PF) prendeu os presidentes da Odebrecht e da Andrade Gutierrez, as duas maiores empreiteiras do país.
Segundo os procuradores da República, os executivos sabiam e participavam dos esquemas de corrupção na Petrobras.
O presidente Marcelo Odebrecht era amigo e um apoiador do ex-presidente Lula e da sua sucessora, Dilma Rousseff.
São Paulo - O ex-secretário do Tesouro Nacional Arno Augustin assinou, em seu último dia de trabalho, um documento no qual assume a responsabilidade pelas "pedaladas fiscais" -- apelido dado às manobras utilizadas pela presidente Dilma Rousseff em seu primeiro mandato para melhorar artificialmente as contas públicas --, de acordo com reportagempublicada nesta sexta-feira pelo jornal Valor Econômico.
Na interpretação de auditores do Tribunal de Contas da União (TCU), a Nota Técnica 6, de 30 de dezembro de 2014, também tem o efeito de isentar a presidente da culpa das manobras, ainda segundo o jornal.
Análise dos auditores do TCU, obtida pelo Valor Econômico, mostra que esse documento torna difícil a ligação direta entre a presidente e as "pedaladas". Isso faz com que um possível impeachment de Dilma devido às manobras fiscais seja improvável, de acordo com a organização.
A nota tem força de um parecer da área técnica e descreve em duas páginas e em 12 tópicos o processo e as responsabilidades na liberação de recursos pelo Tesouro.
Por meio de uma nota, divulgada na manhã desta quarta-feira, 17, o presidente da Comissão de Direitos Humanos e das Minorias da Assembleia Legislativa do Maranhão, o deputado Zé Inácio (PT), manifestou solidariedade aos quilombolas que ocuparam a Sede do INCRA/MA desde o último dia 8 de junho.
O parlamentar petista considera as legítimas as reivindicações legítimas dos quilombola porque, segundo Zé Inácio, trata-se de uma luta histórica pelo direito.
Na nota, Zé Inácio solicita também uma atenção especial por parte do Governo Federal aos integrantes do Movimento dos quilombolas, indígenas, assentados e demais acampados na Sede do INCRA/MA.
Por fim, o petista, que foi superintendente do INCRA-MA, faz um apelo para que o governo Dilma apresente uma proposta que resulte em entediamento democrático entre as partes, evitando, inclusive, riscos à saúde dos manifestantes que estão em greve de gome.
Confira a íntegra da nota do deputado Zé Inácio:
Nota Sobre A Ocupação Dos Quilombolas No Incra/Ma
Como presidente da Comissão de Direitos Humanos e das Minorias da Assembleia Legislativa do Maranhão, o deputado Zé Inácio (PT), manifesta solidariedade aos quilombolas que ocuparam a Sede do INCRA/MA no último dia 8 de junho, por considerar as suas reivindicações legítimas, fruto de uma luta histórica que é o direito à terra. Ao mesmo tempo solicita do Governo Federal e Estadual, uma atenção especial aos integrantes do Movimento dos quilombolas, indígenas, assentados e acampados na Sede do INCRA/MA, onde cinco mulheres e três homens estão hoje completando 8 dias de greve de fome. Os direitos daqueles cidadãos devem ser protegidos pelo Estado, pois a vida é o maior bem jurídico e inerente à pessoa humana.
Esta Comissão tem o papel de contribuir com a solução dos problemas relacionados aos direitos humanos e ao reconhecimento das garantias constitucionais, portanto coloca-se à disposição para colaborar com as negociações em andamento propostas pelo Governo Federal, por meio da Superintendência do Maranhão.
Cientes que o Governo Federal estruturou uma Política Nacional Quilombola, em 2003, por meio do Decreto 4.887, cujos órgãos responsáveis pela sua implementação são a Fundação Cultural Palmares (FCP) – no tocante à certificação das comunidades que se reconhecem como remanescentes de populações quilombolas e a defesa de seus direitos; e o Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (INCRA), na identificação e titulação dos Territórios Quilombolas, nos unimos às lutas dos acampados na sede do INCRA/MA, onde suas pautas e reinvindicações incluem a criação da Diretoria Quilombola no INCRA Nacional e nas Superintendências Regionais, além de pedir urgência na Assinatura do Decreto de Desapropriação das Comunidades Charco (São Vicente Ferrer) e Santa Rosa dos Pretos (Itapecuru-Mirim), que, por informações, já se encontram na mesa da Presidenta Dilma, para assinatura.
Considerando o reconhecimento da legitimidade da pauta apresentada e os esforços do Governo Federal nas ações em andamento, por meio do INCRA Nacional e Regional, incluindo a abertura de uma mesa de negociação, vimos fazer um apelo ao Governo Federal para apresentar uma proposta que resulte em entendimentos entre as partes envolvidas, evitando assim, o agravamento da situação, sobretudo, o risco de vida dos manifestantes em greve de fome. São Luís, 15 de junho de 2015
O deputado Hildo Rocha (PMDB/MA) voltou a reivindicar benefícios da Secretaria de Aviação Civil para o Maranhão. O pedido foi feito durante audiência conjunta das comissões de Turismo e de Integração Nacional, Desenvolvimento Regional e da Amazônia, que teve como palestrante o ministro-chefe da Secretaria de Aviação Civil, Eliseu Padilha.
O parlamentar disse que os municípios de Bacabal; Balsas; Barra do Corda; Barreirinhas; Carolina; Caxias; Imperatriz; Governador Nunes Freire; Pinheiro; Santa Inês; e São João dos Patos, aguardam com ansiedade os benefícios previstos no Programa de Desenvolvimento da Aviação Regional. “O transporte aéreo é essencial para o desenvolvimento integrado do país”, ressaltou.
Hildo Rocha solicitou ainda a liberação dos equipamentos para que o aeroporto de Imperatriz opere com neblina e chuva, e a inclusão de Carolina entre os municípios turísticos no programa.
Eliseu Padilha garantiu que ampliações, reformas e conclusões dos projetos nos 11 municípios maranhenses serão iniciadas em breve. “Estamos ajustando algumas situações burocráticas de outorgas de áreas e documentos”, disse o ministro.
Segundo o ministro, o aeroporto regional é indutor de crescimento e o governo pretende, com a ampliação da malha, fortalecer o turismo, garantir o acesso de comunidades da Amazônia Legal à saúde e a inclusão social, além do desenvolvimento de polos regionais.
Esta é a segunda ação de Hildo Rocha em busca de melhorias para a aviação regional no Maranhão. Em março deste ano, o deputado e o prefeito Eric Costa, foram recebidos em audiência pelo ministro Eliseu Padilha. Na oportunidade discutiram sobre projetos para a melhoria de Barra do Corda e de outros municípios maranhenses.
Uma sessão de terapia simples, com uma hora de duração, para estágios iniciais de insônia pode ser suficiente para ajudar a tratar a condição, de acordo com um novo estudo.
Em apenas três meses de participação na sessão de 60 minutos, ajudando os pacientes a compreender melhor a insônia e ensinando-lhes estratégias de enfrentamento, quase três quartos dos participantes relataram melhorias na qualidade do sono.
A abordagem não é nada revolucionária - os cientistas utilizam a terapia cognitivo-comportamental há décadas para ajudar as pessoas a dormirem melhor - mas esta é a primeira vez que alguém tentou tratar a insônia aguda nos primeiros três meses de interrupção do sono, antes que a condição se tornasse crônica.
"Os resultados do nosso estudo mostraram claramente que uma única sessão de terapia teve resultados bem sucedidos, com uma melhoria na qualidade do sono em cerca de 60% das pessoas com insônia aguda no prazo de um mês",disse Jason Ellis, pesquisador-chefe e psicólogo da Universidade de Northumbria, no Reino Unido. "Os benefícios a longo prazo foram ainda melhores, com quase três quartos das pessoas que receberam a intervenção sem desenvolver insônia crônica”.
Os primeiros três meses são cruciais ao tratamento, pois as pessoas nos estágios iniciais da insônia são mais suscetíveis a desenvolver depressão. Atualmente, muitos costumam esperar para ver se a condição irá melhorar por conta própria antes de prescrever tratamentos, tais como aconselhamentos ou comprimidos para dormir.
Ellis e sua equipe estimaram que cerca de um terço dos adultos, no Reino Unido, sofrem de insônia aguda em algum momento, que ela descreve como uma "resposta biológica a uma situação estressante". Os sintomas envolvem qualquer coisa, desde a queda da qualidade do sono, dificuldades para dormir e agitação durante a noite - todos conduzem a problemas de memória, humor e concentração - por isso é crucial saber o quanto antes como funciona a doença e como encontrar maneiras melhores de ajudar as pessoas a lidar com isso desde cedo.
"Há inúmeras vantagens para o tratamento da insônia durante a fase aguda. Se for bem sucedido, há potencial para poupanças significativas em termos de cuidados de saúde a longo prazo, perda de produtividade e acidentes", explicou Ellis.
No estudo, a equipe trabalhou com 40 voluntários que sofreram insônia de duas semanas a três meses. Estes voluntários não tinham sido submetidos a qualquer terapia cognitivo-comportamental no passado, e não foram atualmente medicados para dormir. Todos os participantes foram convidados a documentar seus padrões de sono e qualidade de sete dias antes do estudo, e avaliaram a gravidade de sua insônia.
Os pesquisadores, em seguida, dividiram esses voluntários em dois grupos - um passou pela terapia cognitivo-comportamental individual de 60 minutos, onde foram ensinados sobre as estratégias para dormir. Eles passaram a escrever dados diários sobre o sono e ganharam um folheto com mais informações sobre maneiras para acalmar a mente e minimizar distrações antes de dormir. O outro grupo serviu como controle e não recebeu qualquer suporte ou aconselhamento.
Após um mês, 60% do primeiro grupo relatou a melhoria da qualidade do sono, melhorando em 73% depois de três meses, em contraste com apenas 15% do grupo de controle.
Depois de ouvir os resultados, 70% do grupo de controle quis experimentar a sessão de aconselhamento. Obviamente, este é um estudo muito pequeno, e é necessária mais investigação para confirmar a eficácia deste tratamento. Mas isso mostra que pode haver uma maneira simples de ajudar as pessoas a controlar sua própria insônia antes de se tornar crônica e começar a afetar sua saúde.