Rádio ITINGAFM Ao vivo

quinta-feira, 29 de janeiro de 2015

Fabricante desiste de máscaras de Cerveró após ameaça de processo

Os advogados do ex-diretor da Área Internacional da Petrobras, Nestor Cerveró, avisou à fábrica Condal de processo caso a empresa produzisse máscara de carnaval com o seu rosto.
A empresa faria máscaras com o rosto de Ceveró, mas desistiu depois que  os advogados dele entrou em contato e avisou dos riscos de processo. “Foi uma ligação amigável. Disseram que não queriam a máscara e que iriam nos processar caso fizéssemos”, afirmou Olga Valles dona da Condal á revista Istoé. A empresa prepara uma tiragem de 300 máscaras com o rosto da presidente da Petrobras, Graça Foster.
A fábrica fica localizada na cidade de São Gonçalo (RJ), e abastece lojas de artigos carnavalescos há 56 anos, e desde a abertura política pós-ditadura militar prepara máscaras de políticos – as primeiras foram Tancredo Neves, Jânio Quadros e Ulisses Guimarães. Nunca foi processada.
“Dos políticos, as mais vendidas são as do Lula, que vendemos desde a disputa com o Collor (em 1989) e a da Dilma”, diz Olga.
A deficiência de Ceveró
Talvez nunca antes na história deste país uma deficiência tenha sido motivo de tanta gozação como a que Nestor Cevoró carrega consigo.
A deficiência ocular do ex-ministro da Petrobrás todo santo dia é satirizada pelas redes sociais – às vezes dá até pena do homem.
Há pelo menos duas explicações científicas para o caso do olho esquerdo de Ceveró ser mais baixo do que o direito. Veja:
1. Ptose – Uma das suspeitas para o famoso olho de Cerveró seria a chamada “ptose”, uma doença que faz a pálpebra superior cair sobre o olho. Essa condição pode tanto causar um problema estético (temos certeza de que Cerveró se encaixa aqui) quanto funcional, quando a pele cobre o campo de visão (não podemos falar nada sobre isso).
A ptose pode acompanhar o paciente desde seu nascimento, indicando um problema na formação (caso da socialite Paris Hilton), ou acometê-lo anos mais tarde, sendo causada por traumas na região dos olhos, envelhecimento e AVC, entre outros motivos. O tratamento para os dois tipos de ptose é exclusivamente cirúrgico.
A respeito do ex-diretor da Petrobras, precisaríamos analisar fotos dele criança para identificar quando o problema surgiu e prosseguir nossa investigação.
2. Exoftalmia
Outra hipótese que pode explicar o olho esquisito de Cerveró é a exoftalmia, uma condição que faz com que um dos olhos (ou os dois) pareça saltado, pois o globo ocular se projeta para fora da órbita. O vídeo abaixo mostra um paciente com o olho perturbadoramente protuberante (as imagens podem ser desagradáveis para pessoas mais sensíveis):
Sabemos que não é uma tarefa muito agradável, mas, se você prestar bastante atenção ao olho esquerdo do ex-diretor, vai perceber que existe sim uma protuberância na região.
A causa mais frequente para a exoftalmia é a Doença de Graves, que se caracteriza pela estimulação excessiva das glândulas tireoides por anticorpos produzidos no próprio organismo (por conta disso, essa doença também é uma das principais causas do hipertireoidismo).
Os pacientes que enfrentam essa condição acabam acumulando mais gordura do que o normal na órbita ocular, o que aumenta a pressão no local e acaba empurrando o olho para fora.
O veredito: uma mistura dos dois casos
Como o olho esquerdo de Nestor Cerveró aparenta ter a pálpebra superior caída e, ao mesmo, chama atenção por ser um tanto saltado, é possível que o ex-diretor da Petrobras na verdade sofra de uma combinação de ptose com exoftalmia.
(Com informações do Estadão e Mega Curioso)

Deputada nega irregularidade após operação da PF

A deputada estadual Daniella (PSB) confirmou que agentes da polícia federal estiveram em seu gabinete na Assembleia Legislativa do Maranhão...