Rádio ITINGAFM Ao vivo

segunda-feira, 29 de dezembro de 2014

27 chefes de Estado e vices confirmam presença na posse de Dilma

Jornal GGN – O Palácio do Planalto inicia os preparativos públicos para o evento de posse da presidente Dilma Rousseff (PT), eleita em 26 de outubro de 2014 para o segundo mandato (2015-2018). Neste domingo (28), a equipe do cerimonial ensaia na Esplanada dos Ministérios o trajeto que a presidente fará com o carro oficial e outros rituais, mas sem a presença de Dilma, que descansa na Bahia, com a família.
Até o final da semana passada, ao menos 27 chefes de Estado ou vice-presidentes confirmaram presença na posse do dia 1º de janeiro, em Brasília. Entre eles os presidentes Nicolás Maduro (Venezuela), Michele Bachelet (Chile) e José Mujica (Uruguai), acompanhado do recém eleito Tabaré Vazquez, o primeiro-ministro da Suécia, Stefan Löfven, além dos vices dos Estados Unidos, Joe Biden, e da Argentina, Amado Boudou.
Segundo informações de O Globo, o roteiro preparado para a solenidade prevê a saída de Dilma do Palácio da Alvorada às 14h30, em direção à Catedral Metropolitana de Brasília, onde haverá a troca de carro. Se o tempo estiver bom, Dilma descerá a Esplanada em carro aberto e subirá a rampa do Congresso. Se chover, como na posse de 2010, o trajeto é feito com a capota do Rolls Royce fechada.
A presidente será recebida pela cúpula do Congresso e conduzida para o plenário da Câmara, onde ocorre a cerimônia de posse. Neste momento, ela faz assume publicamente o compromisso constitucional e profere discurso à Nação. Por volta das 16h30, a petista segue para o Planalto, onde subirá rampa e fala à nação no Parlatório.
“Ao fim do discurso, Dilma cumprimenta as autoridades estrangeiras que estarão no Salão Leste do Planalto, dá posse aos 39 ministros, no Salão Nobre, e segue para o Salão Oeste, onde fará a foto oficial. Os convidados serão acomodados no Salão Nobre, onde foram colocadas 1.000 cadeiras para autoridades e familiares. No térreo, estão mais 1.000 lugares para acompanhar os atos por telões. A presidente encerra o dia no Itamaraty, com um coquetel”, publicou O Globo.

Médico maranhense desaparece após se afogar em praia da Paraíba

  Um médico identificado como Samuel, de 42 anos está desaparecido depois de se afogar nas águas da praia do Jacaré, no município de Cabedel...