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terça-feira, 30 de setembro de 2014

Partido de Flávio Dino reconhece: pesquisas têm, também, o poder de pressionar…

Para o presidente nacional do PCdoB, que reproduziu artigo tratando do assunto, os levantamentos servem apenas para “influenciar o eleitor, indecisos ou determinados”, a mudar o voto na última hora”


renato
O presidente do PCdoB nacional, Renato Rabelo, publicou em seu blog, artigo assinado por Laurindo Lalo Leal Filho, que retrata bem o entendimento dos comunistas sobre as pesquisas eleitorais.
PCdoB é o partido de Flávio Dino, que já publicou mais de 30 pesquisas no Maranhão, tentando influenciar o posicionamento do eleitor.
Para o líder comunista, não há dúvidas de que as pesquisas servem também para manipular a vontade popular.
- Prestam-se também para influenciar eleitores indecisos ou determinados a mudar o voto na última hora, deixando de lado a escolha inicial e optando por outra, não tanto de sua predileção, mas capaz de evitar o sucesso do maior adversário, criando o chamado “voto útil”. Sem falar na desmobilização de militantes antes do fim do pleito ao verem seu candidato desabando nas pesquisas - afirmou Leal Filho, no artigo chancelado pelo presidente do PCdoB.
Líder nas pesquisas de opinião no Maranhão – e ninguém questiona isso – Flávio Dino já publicou neste primeiro turno tantas pesquisas dos institutos DataM e Exata, que ninguém tem mais noção de qual o real tamanho de sua vantagem.
Estes dois institutos já dão quase 100% dos votos maranhenses ao comunista.
No artigo publicado por Renato Rabelo, o autor lembra que, em 1998, o DataFolha influenciou no resultado das eleições para o Governo de São Paulo, e pode ter tirado a petista Marta Suplicy do 2º Turno, ao apontá-la em quarto lugar, numa disputa liderada por Paulo Maluf.
- O temor da ida ao segundo turno de dois candidatos conservadores, Maluf e Rossi, levou um grande contingente de eleitores de Marta a optar por Covas, realizando o “voto útil” -comenta Leal Filho.
Como se vê, os próprios comunistas brasileiros sabem o valor que tem uma pesquisa de opinião.
Por isso trabalham à exaustão a divulgação de seus números.
Estejam eles manipulados ou não…

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