A candidatura presidencial da ex-ministra Marina Silva gerou uma nova crise na oposição maranhense. O candidato do PCdoB ao governo – que já estve com Dilma Rousseff (PT), fez caminhada com Eduardo Campos (PSB) e fechou com a candidatura de Aécio Neves (PSDB), agora tenta usar a proximidade da deputada estadual Eliziane Gama (PPS) para se aproximar da nova candidata do PSB.
De acordo com o Blog do jornalista Jorge Aragão, Dino pressiona Eliziane a promover a aproximação entre ele e Marina, mas enfrenta resistências.
Evangélica, com postura política radical, Marina Silva não aceita a aliança com vários partidos ao mesmo tempo e condena a participação do PSDB em vários estados. Mesmo assim, Flávio Dino admite dar as costas para Aécio Neves em favor de Marina.
Mas, além das questões políticas, o apoio de Marina Silva no Maranhão movimenta outras questões: uma delas é a candiatura de Zeluis Lago ao governo. O PPL, ao qual Lago é filiado, tem coligação formal com o PSB em âmbito nacional, o que impediria a aproximação dela com o PSB. “Apoio a candidatura de Marina Silva no Maranhão. E estamos coligados formalmente”, argumenta Zeluis Lago.
Filiada à Rede Sustentável, legenda que não existe formalmente, Marina Silva tem como principal represntante no Maranhão, não Eliziane gama, o ex-secretário Cândido Lima, espécie de secretário-geral do partido a ser fundado a partir de 2015. Este seria mais um empecilho para a aproximação entre Flávio Dino e a candidata, mas, para o comunista, são limites transponíveis.
De: O Estado