Desde fevereiro a estatal já realizava campanha exploratória em terras maranheses
A Petrobras encontrou petróleo e gás em poço localizado no município Senador Alexandre Costa, no Maranhão, 400 km distantes de São Luís.
O poço foi encontrado no Povoado Lagoa do Meio, próximo à sede do município. A descoberta foi informada à Agência Nacional de Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP). Novos estudos deverão ser feitos para confirmar ou não a comercialidade da descoberta.
O bloco PN-T-86, concessão BT-PN-33, é operado pela Petrobras (40% de participação), tendo também como parceiros as empresas Vale (20%) e a britânica BP Energy do Brasil (40%).
Desde fevereiro deste ano que a Petrobras já anunciava a perfuração de poço exploratório em busca de petróleo e gás no município, em bloco localizado na Bacia do Parnaíba (terrestre). Esse primeiro bloco abrange além de Senador Alexandre Costa, Gonçalves Dias, Dom Pedro, Presidente Dutra e Graça Aranha.
O bloco onde foram encontrados indícios de petróleo e gás foi arrematado na nona rodada de licitações da ANP, realizada em novembro de 2007. Na época o consórcio de empresas formado pela Petrobras, Devon e Valeo arrematou com bônus de assinatura no valor de R$ 201 mil. Anos depois a Devon vendeu sua participação à BP Energy.
De acordo com o contrato de concessão,o consórcio (Petrobras, Vale e Energy do Brasil) que arrematou o bloco BT-PN-3 na Bacia de Parnaíba se comprometeu a perfurar perlo menos um poço exploratório no período de junho de 2013 a março de 2014. Assim foi feito.
Para o secretário de Estado de Minas e Energia, Ricardo Guterres, a descoberta comprova a riqueza do sub-solo maranhense, que tem também outros minerais preciosos. O Maranhão, segundo o secretário, é um dos maiores produtores de gás natural do país e de geração de energia térmica a partir dessa fonte.