Rádio ITINGAFM Ao vivo

quarta-feira, 30 de abril de 2014

Oito mortes foram confirmadas e seis feridos graves no acidente em Bacuri


A tragédia ocorrida por volta das 19 hs desta terça-feira na MA 303, entre os municípios de Bacuri e Apicum-Açu, deixou um total de oito adolescentes mortos, seis gravemente feridos e mais outras vítimas em estado estado estável. Entre os mortos estavam seis corpos do sexo masculino e dois femininos. Todos adolescentes.
A caminhonete D 20 que transportava alunos da escola municipal Cristino Pimenta, de Bacuri para o Povoado Madragoa, bateu num caminhão carregado de pedras e saiu da rodovia caindo num abismo.
Cerca de 21 pessoas estavam na carroceria do veículo, algumas penduradas por causa do pouco espaço, e a maioria delas eram adolescentes e crianças.
O agravante desse episódio, é que segundo informações do delegado Walter da Regional de Pinheiro, o veículo estava sendo conduzido por um menor de 15 anos, que seria o filho do motorista que deveria estar conduzindo a caminhonete. Como ele estava ingerindo bebidas alcoólicas passou a direção para o filho. O caso está sendo apurado pela Polícia Civil.
Os corpos estão sendo identificados e entregues às famílias para os precedimentos de sepultamento. O clima na cidade é de tristeza e luto.
Por causa do acidente, o governo do estado mobilizou policiais do GTA, diversas equipes médicas e ambulâncias para socorrer as vítimas. Os feridos estavam sendo atendidos na Santa Casa de Cururupu, mas por falta de suporte e do estado grave, algumas delas foram transferidas para Pinheiro e São Luís.
Com o desespero de familiares e a gravidade do acidente, o hospital de Bacuri, que recebeu os casos de menor risco, ficou lotado e teve que ser isolado para evitar a entrada de pessoas da região, que ficaram consternadas com a tragédia.
Nesta quarta-feira (30) a governadora Roseana Sarney, que lamentou a morte dos jovens, anunciou que irá até o município de Bacuri, em companhia do Secretário de Saúde Ricardo Murad, para prestar auxílio às famílias das vítimas.
Mas não o que se pode dizer de um fato como esse? Justificar? Tarde demais. O Maranhão está de luto.
O que aconteceu nesta pequena cidade poderia ter acontecido em centenas de municípios maranhenses que convivem com esse problema vergonhoso na Educação. As milhares de escolas espalhadas pelo estado não disponibilizam transporte para alunos, mas nas prefeituras o que se vê são carros à disposição de prefeitos e secretários. E pior: milhões são gastos em locação de veículos que só servem para os próprios gestores.
Que fique na consciência dos nossos governantes e candidatos, principalmente neste ano eleitoral, a dor de quem perdeu um filho que precisava subir num ‘pau-de-arara’ para pode ter acesso à uma sala de aula e receber a Educação digna que o Estado e o Município tem ‘obrigação’ de dar-lhes.

PM do Pará é morto a tiros durante assalto a ônibus no Maranhão

  O   policial militar Mazoel da Silva Carvalho, 34 anos, foi morto a tiros na noite dessa segunda-feira (13), durante um assalto a um ônibu...