Rádio ITINGAFM Ao vivo

segunda-feira, 31 de março de 2014

Secretário Luis Fernando leva obras para Chapadinha no aniversário do município


O secretário de Estado de Infraestrutura, Luis Fernando Silva, assinou Ordem de Serviço
O secretário de Estado de Infraestrutura, Luis Fernando Silva, assinou Ordem de Serviço
O secretário de Estado de Infraestrutura, Luis Fernando Silva, assinou Ordem de Serviço autorizando a reforma completa do Ginásio Poliesportivo de Chapadinha, no sábado (29), durante as comemorações dos 76 anos de emancipação do município. A obra está orçada em R$ 294.226,03.
Acompanhado da prefeita Dulcilene Bezerra (Belezinha), Luis Fernando falou sobre a importância do espaço para a cidade e apresentou à população o engenheiro responsável pela obra. “Esse ginásio é um espaço que a juventude de Chapadinha reivindica há muito tempo e agora será construído e finalizado para ser entregue à população. Este será um espaço para o lazer e para prática de esportes, beneficiando não só a juventude, como crianças e adultos”, afirmou o secretário.
Luis Fernando lembrou, também, que o Governo do Estado possui outras obras no município. “Além dos convênios para estradas vicinais e asfalto na sede do município, o Governo fará, diretamente, mais 6 km de ruas e avenidas que não foram asfaltadas anteriormente”, afirmou ele, citando a ação do Programa de Pavimentação de Vias Urbanas, que tem levado qualidade de vida a todos os municípios maranhenses.

A prefeita Dulcilene Bezerra contou que a obra é um sonho antigo de toda a cidade e já é uma realidade. “Hoje é dia de festa para Chapadinha e nada melhor do que saber que a obra do ginásio será concluída e entregue o mais rápido possível. Esse será o 1º espaço do município destinado para o esporte”, lembrou.
Ainda em comemoração aos 76 anos do município, Luis Fernando confirmou que a governadora Roseana já autorizou o início dos estudos para realização de outro sonho da região. “Os estudos, serão seguidos do projeto para realizarmos a estrada de Chapadinha a Afonso Cunha, desenvolvendo, ainda mais, a região”.
O deputado federal Chiquinho Escórcio ressaltou que todas as regiões do estado possuem obras do governo. “Tenho visto o trabalho da Secretaria de Infraestrutura e do Luis Fernando no Maranhão inteiro. E nesta data especial para Chapadinha estamos vendo a construção do Ginásio e o anúncio de mais asfalto”. “Essa obra será bem feita, pois o secretário Luis Fernando é daqueles que faz e fiscaliza o trabalho”, completou o deputado federal Cléber Verde.
Também presentes os deputados estaduais, Magno Bacelar e André Fufuca; o secretário de Estado de Pesca e Aquicultura, Dayvson Franklin de Souza; o superintendente de Pesca, Júnior Verde; os prefeitos José Leane (Afonso Cunha) e Iracema Vale (Urbano Santos), e ex-prefeitos da região.

Filho de prefeito esbanja grana até na cama


Paulo Veloso, prefeito de Pio XII
Paulo Veloso, prefeito de Pio XII
Está causando a maior repercussão na cidade de Pio XII a divulgação da foto do menor P.R.S.J., filho do atual prefeito do município, Paulo Veloso.
O adolescente, postou na sua página pessoal do Facebook uma foto em que ele aparece deitado numa cama contando uma boa quantia em dinheiro.
O que chama atenção é o fato de que moradores da pequena Lago Verde, não vivem em boas condições. Grande parte da população sobrevive com os benefícios do Bolsa Família do Governo Federal. E quem não ganha  nem esse, faz fila no lixão disputando com os urubus os restos de comida.
Lembrando que o prefeito de Pio XII, Paulo Veloso , foi afastado do cargo pelo período de 90 dias, no final do ano passado, por causa de infrações administrativas na sua gestão. Mas, no dia 24 de março de 2014, a justiça tornou nulo o pedido de afastamento do prefeito, mesmo sendo comprovadas as irregularidades.
A foto que mostra o filho de Veloso esbanjando dinheiro, não caiu bem para a reputação do atual gestor municipal. Veja abaixo.


O PIG apoiou a ditadura militar: As manchetes do golpe de 1964

Via Blog da BR História
Depois da revelação de que o governo norte-americano patrocinou, com armas e dólares, a implantação da ditadura de 1964, um pesquisador se deu ao trabalho de coletar e divulgar na internet uma lista das manchetes e editoriais dos principais jornais brasileiros a partir de 1º de abril de 1964. Confira:
De Norte a Sul vivas ao golpe
“Desde ontem se instalou no País a verdadeira legalidade [...] Legalidade que o caudilho não quis preservar, violando-a no que de mais fundamental ela tem: a disciplina e a hierarquia militares. A legalidade está conosco e não com o caudilho aliado dos comunistas.” (Editorial do Jornal do Brasil – Rio de Janeiro – 1º de abril de 1964)
“Multidões em júbilo na Praça da Liberdade. Ovacionados o governador do estado e chefes militares. O ponto culminante das comemorações que ontem fizeram em Belo Horizonte, pela vitória do movimento pela paz e pela democracia foi, sem dúvida, a concentração popular defronte ao Palácio da Liberdade. Toda área localizada em frente à sede do governo mineiro foi totalmente tomada por enorme multidão, que ali acorreu para festejar o êxito da campanha deflagrada em Minas [...], formando uma das maiores massas humanas já vistas na cidade.” (O Estado de Minas – Belo Horizonte – 2 de abril de 1964)
Os bravos militares
“Salvos da comunização que celeremente se preparava, os brasileiros devem agradecer aos bravos militares que os protegeram de seus inimigos [...] Este não foi um movimento partidário. Dele participaram todos os setores conscientes da vida política brasileira, pois a ninguém escapava o significado das manobras presidenciais.” (O Globo – Rio de Janeiro – 2 de abril de 1964)
Carnaval nas ruas
“A população de Copacabana saiu às ruas, em verdadeiro carnaval, saudando as tropas do Exército. Chuvas de papéis picados caíam das janelas dos edifícios enquanto o povo dava vazão, nas ruas, ao seu contentamento.” (O Dia – Rio de Janeiro – 2 de abril de 1964)
Escorraçado
“Escorraçado, amordaçado e acovardado, deixou o poder como imperativo de legítima vontade popular o senhor João Belchior Marques Goulart, infame líder dos comuno-carreiristas-negocistas-sindicalistas. Um dos maiores gatunos que a história brasileira já registrou, o senhor João Goulart passa outra vez à história, agora também como um dos grandes covardes que ela já conheceu.” (Tribuna da Imprensa – Rio de Janeiro – 2 de abril de 1964)
A paz alcançada
“A vitória da causa democrática abre o País a perspectiva de trabalhar em paz e de vencer as graves dificuldades atuais. Não se pode, evidentemente, aceitar que essa perspectiva seja toldada, que os ânimos sejam postos a fogo. Assim o querem as Forças Armadas, assim o quer o povo brasileiro e assim deverá ser, pelo bem do Brasil.”(Editorial de O Povo – Fortaleza – 3 de abril de 1964)
Ressurge a Democracia!
“Vive a Nação dias gloriosos. Porque souberam unir-se todos os patriotas, independentemente das vinculações políticas simpáticas ou opinião sobre problemas isolados, para salvar o que é de essencial: a democracia, a lei e a ordem. Graças à decisão e ao heroísmo das Forças Armadas que, obedientes a seus chefes, demonstraram a falta de visão dos que tentavam destruir a hierarquia e a disciplina, o Brasil livrou-se do governo irresponsável, que insistia em arrastá-lo para rumos contrários à sua vocação e tradições [...]. Como dizíamos, no editorial de anteontem, a legalidade não poderia ter a garantia da subversão, a âncora dos agitadores, o anteparo da desordem. Em nome da legalidade não seria legítimo admitir o assassínio das instituições, como se vinha fazendo, diante da Nação horrorizada.” (O Globo – Rio de Janeiro – 4 de abril de 1964)
“Milhares de pessoas compareceram, ontem, às solenidades que marcaram a posse do marechal Humberto Castelo Branco na Presidência da República [...]. O ato de posse do presidente Castelo Branco revestiu-se do mais alto sentido democrático, tal o apoio que obteve.” (Correio Braziliense – Brasília – 16 de abril de 1964)
“Vibrante manifestação sem precedentes na história de Santa Maria para homenagear as Forças Armadas. Cerca de 50 pessoas na Marcha Cívica do Agradecimento.” (A Razão – Santa Maria – Rio Grande do Sul – 17 de abril de 1964)
“Vive o País, há nove anos, um desses períodos férteis em programas e inspirações, graças à transposição do desejo para a vontade de crescer e afirmar-se. [...] Negue-se tudo a essa revolução brasileira, menos que ela não moveu o País, com o apoio de todas as classes representativas, numa direção que já a destaca entre as nações com parcela maior de responsabilidades.” (Jornal do Brasil – Rio de Janeiro – 31 de março de 1973)
“Sabíamos, todos que estávamos na lista negra dos apátridas – que se eles consumassem os seus planos, seriamos mortos. Sobre os democratas brasileiros não pairava a mais leve esperança, se vencidos. Uma razzia de sangue vermelha como eles, atravessaria o Brasil de ponta a ponta, liquidando os últimos soldados da democracia, os últimos paisanos da liberdade” (O Cruzeiro Extra – 10 de abril de 1964 – Edição Histórica da Revolução – “Saber ganhar” – David Nasser)
“Golpe? É crime só punível pela deposição pura e simples do Presidente. Atentar contra a Federação é crime de lesa-pátria. Aqui acusamos o senhor João Goulart de crime de lesa-pátria. Jogou-nos na luta fratricida, desordem social e corrupção generalizada”.(Jornal do Brasil – Rio de Janeiro – 1º de abril de 1964)
“Participamos da Revolução de 1964 identificados com os anseios nacionais de preservação das instituições democráticas, ameaçadas pela radicalização ideológica, greves, desordem social e corrupção generalizada”. Editorial do jornalista Roberto Marinho, publicado no jornal.” (O Globo – Rio de Janeiro – 7 de outubro de 1984, sob o título: “Julgamento da Revolução”)
“[...] cuja subversão além de bloquear os dispositivos de segurança de todo o hemisfério, lançaria nas garras do totalitarismo vermelho, a maior população latina do mundo [...]” (Folha da Tarde – São Paulo – 31 de março de 1964 – Do editorial: A grande ameaça)
“O Brasil já sofreu demasiado com o governo atual. Agora, basta!” (Correio da Manhã – São Paulo – 31 de março de 1964 – Do editorial: Basta!)
“Quem quisesse preparar um Brasil nitidamente comunista não agiria de maneira tão fulminante quanto a do senhor João Goulart a partir do comício de 13 de março [...]”(Jornal do Brasil – Rio de Janeiro – 31 de março de 1964)
“Só há uma coisa a dizer ao senhor João Goulart: Saia!” (Correio da Manhã – São Paulo – 1º de abril de 1964 – Do editorial: Fora!)
“Minas desta vez está conosco [...] dentro de poucas horas, essas forças não serão mais do que uma parcela mínima da incontável legião de brasileiros que anseiam por demonstrar definitivamente ao caudilho que a nação jamais se vergará às suas imposições.” (O Estado de S.Paulo – São Paulo – 1º de abril de 1964, sob o título “São Paulo repete 32”)
“[...] atendendo aos anseios nacionais de paz, tranquilidade e progresso… As Forças Armadas chamaram a si a tarefa de restaurar a Nação na integridade de seus direitos, livrando-a do amargo fim que lhe estava reservado pelos vermelhos que haviam envolvido o Executivo Federal.” (O Globo – Rio de Janeiro – 2 de abril de 1964, sob o título “Fugiu Goulart e a democracia está sendo restaurada”)
“Lacerda anuncia volta do país à democracia.” (Correio da Manhã – São Paulo – 2 de abril de 1964)
“A Revolução democrática antecedeu em um mês a revolução comunista.” (O Globo – Rio de Janeiro – 5 de abril de 1964)
“Feliz a nação que pode contar com corporações militares de tão altos índices cívicos. Os militares não deverão ensarilhar suas armas antes que emudeçam as vozes da corrupção e da traição à pátria.” (O Estado de Minas – Minas Gerais – 5 de abril de 1964)
“Pontes de Miranda diz que Forças Armadas violaram a Constituição para poder salvá-la!” (Jornal do Brasil – Rio de Janeiro – 6 de abril de 1964)
“Congresso concorda em aprovar Ato Institucional”. (Jornal do Brasil – Rio de Janeiro – 9 de abril de 1964)
“Partidos asseguram a eleição do general Castelo Branco”. (Jornal do Brasil – Rio de Janeiro – 10 de abril de 1964)
“Rio festeja a posse de Castelo”. (Jornal do Brasil – Rio de Janeiro – 16 de abril de 1964)
“Castelo garante o funcionamento da Justiça.” (Jornal do Brasil – Rio de Janeiro – 18 de abril de 1964)
“Castelo diminui nível de aumento aos militares”. Corte propõe aumento aos militares com 50% menos do que tabela anterior”. (Jornal do Brasil – Rio de Janeiro – 21 de abril de 1964)
“[...] Sem o povo não haveria revolução, mas apenas um “pronunciamento” ou “golpe” com o qual não estaríamos solidários. [...] nos meses dramáticos de 1968 em que a intensificação dos atos de terrorismo provocou a implantação do AI-5. [...] na expansão econômica de 1969 a 1972, quando o produto nacional bruto cresceu à taxa média anual de 10% [...] naquele primeiro decênio revolucionário, a inflação decrescerá de 96% para 12% ao ano, elevando-se as exportações anuais de 1 bilhão e 300 mil dólares para mais de 12 bilhões de dólares. [...] elevando a produção de petróleo de 175 mil para 500 mil barris diários e a de álcool de 680 milhões para 8 bilhões de litros, e simultaneamente aumentar a fabricação industrial em 85%, expandir a área plantada para produção de alimentos com 90 milhões de hectares a mais, criar 13 milhões de novos empregos, assegurar a presença de mais de 10 milhões de estudantes nos bancos escolares, ampliar a população economicamente ativa de 25 milhões para 45 milhões elevando as exportações anuais de 12 bilhões para 22 bilhões de dólares. [...] há que se reconhecer um avanço impressionante: em 1964 éramos a quadragésima nona economia mundial, com uma população de 80 milhões de pessoas e renda per capita de 900 dólares; somos hoje a oitava, com uma população de 130 milhões de pessoas, e uma renda média per capita de 2500 dólares. [...] Não há memória de que haja ocorrido aqui, ou em qualquer outro país, que um regime de força consolidado há mais de dez anos, se tenha utilizado do seu próprio arbítrio para se auto limitar, extinguindo-se os poderes de exceção, anistiando adversários, ensejando novos quadros partidários, em plena liberdade de imprensa. É esse, indubitavelmente, o maior feito da Revolução de 1964”.(O Globo – Rio de Janeiro – 7 de outubro de 1984 – Do editorial: Julgamento da Revolução)

Bâbada tenta incendiar casa de ex com ‘bacon’

doidaCameo Crispi, 31, foi flagrada bêbada tentando atear foto usando bacon na casa do ex-namorado, nos Estados Unidos.
O cara ligou para a polícia para reportar as constantes ligações e mensagens da mulher. Além disso, ele falou que não queria mais que ela fosse procurá-lo.
Desconfiados com a situação, as autoridades foram até a casa do cara verificar a queixa. Encontram a porta aberta e muita fumaça dentro da casa.
Crispi deixou o fogão da cozinha aberto com um quilo de bancon torrado dentro. Na verdade eles já tinham virado torresmos, completamente queimados e fazendo com que uma fumaça preta saisse do fogão, além do gás que tava vazando.

Enfim, a pessoa certa

E quem é ela? Como podemos reconhecê-la ou saber se realmente a encontramos? Saber o que há por trás dessa busca vai ajudá-lo na construção de um relacionamento mais equilibrado.

Liane Alves/ Foto: Arthuzzi (Vida Simples)
Você cultiva valores e princípios éticos, está relativamente feliz no trabalho e com você mesmo. Então, quer me explicar por que sua vida amorosa nos últimos anos tem sido um desastre? Ou, então, por que, depois de tanto tempo, tudo parece se encaixar milagrosamente na relação atual? Ou, ainda, por que o que antes era bom agora está ficando ruim ou, então, por que o que antes era ruim agora está ficando bom? Dá para responder, medir ou avaliar e, dessa maneira, chegar a uma conclusão que possa servir de orientação para outras pessoas? Existe uma razão, ou várias, para que isso ocorra?
Antes de tentar responder essas perguntas, fica aqui uma sugestão: leia com atenção o que dizem alguns terapeutas a respeito da relação a dois. Eles têm algo muito importante a dizer que talvez você não tenha considerado antes. Com base nesse novo conhecimento, é possível que seu olhar para sua vida amorosa, e as dificuldades que você tem com ela, mude completamente. Experimente ir até o fim, e depois me diga.
Existe o par perfeito?
Se você acha que essa conversa de par perfeito é apenas nome de site de relacionamento, está enganado. Muitos psicólogos sérios apostam nessa equação (bem, há psicólogos sérios que também a renegam, mas isso a gente vai ver depois). Basicamente o que esses experts dizem é que há pares que têm, sim, muito mais predisposição para darem certo. Para afirmar isso sem margem de dúvida, eles se fundamentam em pesquisas feitas durante anos com um número expressivo de pessoas, como a antropóloga americana Helen Fisher, que reuniu 40 mil voluntários para fazer seus estudos. Outros carregam especializações de reconhecimento inegável, como licenciaturas em Harvard, como a psicóloga americana Linda Blair.
Os estudos desses profissionais partem de critérios às vezes estranhos ou inesperados. Por exemplo, a especialista Linda Blair afirma que a ordem de nascimento na família (isto é, o fato de ser o filho ou filha mais velho, do meio ou caçula) influi drasticamente numa relação a dois. Isso mesmo. Para ela, algo que pode passar batido durante uma vida inteira pode ser fator de importância crucial numa parceria amorosa… Mas olhando com cuidado sua proposta, antropologicamente, pelo menos, ela não parece ser descabida. Segundo a pesquisadora, filhos mais velhos tendem a ser mais responsáveis porque neles são depositadas muitas das esperanças da família (que eles procuram corresponder, inclusive). E justamente porque é depositada muita confiança neles, esses homens e mulheres terão a tendência de se tornarem mais confiantes, bem-sucedidos e assertivos, embora sempre carreguem uma incrível necessidade de aprovação. Por outro lado, os irmãos que nascerão a seguir poderão se tornar mais competitivos e, talvez, mais individualistas e independentes. Agora, coloque dois filhos mais velhos juntos numa relação amorosa… Eles poderão começar a competir entre si pelo que deve ou não ser feito em primeiro lugar (escala de prioridades) ou como as coisas devem ser conduzidas (modos de gerenciamento). Essa condição pode ser agravada pelo temperamento de cada um. Se os dois forem impulsivos e agressivos, por exemplo, é plausível esperar por muitos conflitos. Porém, a união pode se tornar proveitosa e rica se ambos tiverem um espírito mais conciliador e forem capazes de aprender um com o outro.
Ainda de acordo com esse estudo, as pressões da família já serão bem menores com relação ao filho (ou filhos) do meio, que tendem a ser mais relaxados, não convencionais e socialmente simpáticos (embora eles tenham a necessidade de chamar a atenção), e são quase nulas com relação ao caçula, que tende a ser mais poupado, mimado e dependente (um pouco como o filho único). Coloque agora dois caçulas juntos como marido e mulher, e será possível assistir a um eterno jogo de empurra-empurra de responsabilidades. Portanto, de acordo com as conclusões de Blair, filhos mais velhos tendem a se dar melhor com caçulas (e vice-versa), pois são complementares nos seus anseios, e filhos do meio terão melhores chances de se dar bem com todos, porque têm mais abertura e flexibilidade, pois deles não se esperam papéis muito definidos (isso para resumir bem a história, quem quiser se aprofundar nesse assunto pode ler o livro Birth Order: What Your Position In The Familly Really Tells About Your Character (ainda sem edição em português).
A antropóloga americana Helen Fisher também tem lá sua teoria sobre os melhores encaixes entre as diversas parcerias. No livro Why Him? Why Her? (Por que ele? Por que ela?, também sem edição no Brasil), ela define o que seriam os quatro perfis básicos comportamentais dos seres humanos: exploradores (gente criativa, não conformista, otimista e corajosa), construtores (mais conservadores, confiáveis e rígidos), dirigentes (ambiciosos, persistentes, dinâmicos e estrategistas) e negociadores (éticos, flexíveis, afetuosos e generosos). Fisher afirma que esses tipos geralmente não são puros e que são constituídos aos pares: uma pessoa pode ser exploradora/negociadora, outra construtora/dirigente, e assim por diante. Conclusão fácil de adivinhar: a relação é mais fácil entre pares semelhantes. Mas relacionamentos mutuamente mais ricos e interessantes podem ser alicerçados em opostos complementares. Num relacionamento a longo prazo, por exemplo, uma negociadora/exploradora pode precisar da persistência e da firmeza de um negociador/construtor, assim como ele pode se beneficiar da ousadia, flexibilidade e criatividade de sua parceira. Além disso, segundo Helen Fisher, a troca pode ser facilitada porque eles têm uma base comum – são ambos negociadores.
Também há os terapeutas, como os antroposóficos, que se baseiam nos temperamentos definidos por Hipócrates, na Grécia Clássica (sanguíneo, colérico, melancólico e fleumático) e outros pelos seus equivalentes indianos (pitta, vata e kapha), estabelecidos pela medicina ayurvédica. Esses temperamentos, chamados de gunas, ou energias de base, também estão presentes, de certa forma, na astrologia ocidental. Eles são definidos pelos quatro elementos que dividem os 12 signos astrológicos em grupos de três (terra, fogo, ar e água). Como sempre, para os astrólogos, os pares que pertencem ao mesmo elemento têm chances maiores de formar um casal equilibrado. Portanto, há todo o tipo de combinações possíveis que podem orientar quem vai se dar melhor (ou pior) com quem. Mas a questão é: as afinidades vão mesmo definir um bom relacionamento? Ou vão torná-lo mais morno e previsível? E a pergunta que não quer calar: será que a alma gêmea existe? (por favor, não descarte essa possibilidade antes de chegar ao final do texto).
Antes do amor chegar
Idealizações excessivas podem fazer mal para quem ainda não encontrou seu par. O preciosismo dessas resistências pré-concebidas chega a ser engraçado, e até mesmo bizarro: ah, ele não é legal porque usa meia branca; ah, ela não serve porque gosta de drops de eucalipto… O ideal é não se apoiar demais numa lista de qualidades ou defeitos. Nesse terreno das preferências, muita coisa pode ser ultrapassada quando existe amor e química sexual recíprocos.
O mais comum nessa história é que o outro esteja distante de nossas expectativas – e esse golpe tem de ser assimilado. “Gosto muito de lembrar o poeta Mário Quintana, que dizia que para ser feliz com uma pessoa, você, em primeiro lugar, precisa não precisar dela. Não há necessidade do outro cobrir toda nossa lista de carências ou exigências”, diz a psicanalista e psicoterapeuta paulista Irene Cardotti. “Acho mais importante a pessoa pergunta para si mesma: o que tenho a oferecer para o meu parceiro? E aplicar a energia em se conhecer, cuidar e sobretudo gostar mais de si, sem pensar exclusivamente em exigir ou em agradar alguém”, diz ela. “Além de começar a apreciar quem você é, também é aconselhável aprender a gostar de quem gosta de você. Muitos relacionamentos patológicos podem começar com uma pessoa querendo manipular a outra para forçá-la a amar. (mais…)

Fernanda Montenegro formará casal lésbico com Nathalia Timberg em novela


Elas viverão um casal gay que se casam depois de muitos anos de união
Elas viverão um casal gay que se casam depois de muitos anos de união

As atrizes Fernanda Montenegro e Nathalia Timberg formarão um casal lésbico na próxima novela das nove da Globo, de Gilberto Braga e Ricardo Linhares.  A trama com nome provisório de “Três Mulheres”  está prevista para entrar no ar no início de 2015. A informação foi divulgada na pelo colunista Bruno Astuto, na revista “Época”.
De acordo com a publicação, elas viverão um casal gay que se casam depois de muitos anos de união. “Ainda não li a sinopse, mas estou animada”, disse Fernanda Montenegro à revista. “Eu e Nathalia já estamos juntas nessa estrada há pelo menos 60 anos que estamos praticamente casadas, já formamos uma família”, brincou a atriz veterana de 84 anos.
Mesmo longe da estreia, a novela promete ser um sucesso. As protagonistas serão: Camila Pitanga, como mocinha, e as duas vilãs, vividas por Glória Pires e Deborah Evelyn. O autor também pretende ter no elenco Thiago Fragoso, Thiago Martins e Gabriel Braga Nunes.

Do UOL

Candidatos do interior se destacando para assembleia legislativa.


  • Patrícia Vieira
A pré-candidata a deputada estadual, Patricia Vieira de Bacabal, ao que parepatyce terá uma eleição acirrada porém vitoriosa em outubro; Patricia conta com a força politica do deputado federal Zé Vieira, que já foi prefeito de Bacabal por diversas vezes, além de ser deputado federal por dois mandatos. Zé Vieira que sempre foi um bom articulador, é conhecido por sempre conseguir eleger seus candidatos a deputados estaduais.
Nas ultimas eleições, mesmo com a saúde debilitada, Zé Vieira encarou a eleição municipal de Bacabal e por perseguições politicas resolveu colocar nos últimos dias de campanha, sua esposa Patricia Vieira que sempre teve uma grande popularidade na cidade como candidata, Patricia obteve exatos 17.000 Votos, ficando em segundo lugar em uma das maiores e mais importantes cidades do nosso estado, o que tem dado grandes chances de eleição este ano.

  • Juscelino oliveira
Pré-candidato a deputado estadual Juscelino Oliveira e filiado ao PP, vice-prefeito da cidade de Açailândia, tem se destacado principalmente pelo união de mais de 20 prefeitos em torno do COMEFEC, entidade imaginada por Juscelino para congregar prefeitos na luta contra a Vale do rio doce.
Juscelino conta com o apoio de presidente do COMEFEC, prefeita de Bom Jesus das Selvas Cristiane Damião, e apoio parcial de vários outros prefeitos, do corredor Carajás, Juscelino que já teve mais de 11 mil votos só em Açailândia se prepara para superar os 16 mil em sua principal base, o que o colocara bem próximo de conquistar uma vaga no PP.



  • Dr Levi pontes
1069292_555185454519297_1434729703_nO pré-candidato Levir Pontes, é candidato pela primeira vez, filiado ao partido Solidariedade, Levi é medico erradicado em Chapadinha, filho do Ex-deputado Pontes de Aguiar, que teve 5 mandatos de Deputado estadual no Maranhão.
Dr. Levi vem se destacando no baixo Parnaíba, com apoios consolidados em quase vinte municípios, Levi conta com a experiência de seu pai bem como apoio de toda a antiga base do ex-deputado Levi Pontes.




  • Cavalcante
O pastor Jose Alves Cavalcante, é pré-candidato a deputado estadual, com base forte na igreja evangélica no sul do maranhão, Cavalcante é presidente da COMADESMA convenção da assembleia de Deus no Sul do Maranhão, a igreja conta com mais de 80 mil membros.
Cavalcante é filiado ao PSC, e vem recebendo fortes apoios em todo o mundo religioso principalmente no Sul do Maranhão, o que tem aumentado às chances de vitória.
..

Homem encapetado tenta matar parceiro e corre pelado

Descontrolado destruiu um veículo com a cabeça, murros e pontapés

Uma briga de casal homossexual na noite de sábado (29) em Imperatriz chamou atenção de moradores do Centro da cidade.
Os dois estariam dentro de um carro quando começou a briga. Um deles estaria possuído pelo espírito do ‘diabo’ e tentou matar o companheiro.
Encapetado, o agressor destruiu completamente o veículo Gol com a cabeça, e com murros e pontapés.
A vítima foi salva por populares que passavam pelo local. Já o possuído foi espancado.
Uma equipe da Samu foi acionada para prestar socorro mas ele tentou quebrar também a ambulância, além de ameaçar as pessoas que estavam no local dizendo ser soropositivo e ameaçando infectar quem estava por perto.
Depois de todo esse escândalo, o descontrolado saiu correndo pelado, mas foi detido por policiais militares na Avenida Beira Rio.

Governadora Roseana Sarney assina ordem de serviço para construção de casas na Raposa

A governadora Roseana Sarney e o secretário de Estado das Cidades, Hildo Rocha, assinaram, neste sábado (29), ordem de serviço para construção de 25 casas na Praia do Pucal, na Raposa, beneficiando pescadores que tiveram seus imóveis destruídos por inundações.
Participaram da solenidade realizada na Praia do Pucal, o superintendente Federal da Pesca, Júnior Verde; os secretários Rodrigo Comerciário, Hildo Rocha (Cidades), Carla Georgina (Comunicação Social), Davysson Franklin (Pesca), coronel José Ribamar Vieira (Gabinete Militar); o prefeito da Raposa Clodomir Oliveira; o deputado Kléber Verde; o vereador Chico Carvalho, além de lideranças comunitárias.
O investimento para construção das casas é de 700 mil reais. Os imóveis de 42 m2 foram projetados de modo apropriado para o terreno, e vão contar com dois quartos, sala, cozinha, banheiro, sistema de ventilação natural e abastecimento de água.
Durante a solenidade de assinatura da autorização das obras, a governadora Roseana Sarney falou sobre a importância da obra para os moradores da área. “Com a construção dessas casas, nós estamos praticando justiça social, por que essas pessoas passarão a ter uma moradia digna, terão mais tranquilidade e segurança”.
Roseana Sarney lembrou, ainda, que os pescadores receberão também o documento de propriedade dos imóveis. “Fico feliz em participar deste momento e ver a alegria de ser contemplado com uma casa no rosto de todos. Nós entregaremos o documento de propriedade e posse de cada casa, garantindo segurança e estabilidade para vocês”, ressaltou.
“São 25 casas construídas beneficiando pescadores que foram desalojados pela água da maré. A governadora esteve nesta comunidade viu a necessidade deles e determinou que fosse feito um estudo e projeto para a construção das casas. Conseguimos o terreno com a União. São casas de 42 m2 no total, o investimento é de 700 mil reais. Para a construção nós buscamos obedecer toda a legislação que diz respeito ao meio ambiente”, destacou o secretário de Estado das Cidades, Hildo Rocha.
O prefeito Clodomir Oliveira, agradeceu a sensibilidade da governadora. “O povo da Raposa e, em especial, os moradores da Praia do Pucal agradecem a sensibilidade do Governo do Estado e da governadora Roseana Sarney que sempre olha para as necessidades da nossa região”, disse.
Na ocasião foram entregues aos pescadores da área, 20 kits de pesca com motores de barco, coletes salva vidas, e caixa isotérmica. Para o pescador Welisson Silva, a ação do governo vai mudar a vida de todos na região. “É um momento muito importante e nós só temos a agradecer a iniciativa do governo, que deu atenção aos nossos pedidos e à nossa necessidade, já que nós sempre tínhamos que mudar nossas casas de um lado para outro por conta da água”, explicou

domingo, 30 de março de 2014

Dilma: “não nos abalam julgamentos apressados”

Presidente Dilma Rousseff afirmou neste sábado (29), durante sessão inaugural da Reunião Anual da Assembleia de Governadores do BID, que acontece na Costa do Sauípe, na Bahia, que “a realidade desmentirá julgamentos apressados e conclusões precipitadas sobre a economia brasileira”; numa espécie de resposta ao rebaixamento da nota do Brasil pela agência de risco Standard & Poor’s; “Todos sabemos que, em economia, a realidade sempre se impõe. Em alguns momentos, expectativas, especulações, avaliações subjetivas e até mesmo interesses políticos podem obscurecer a visão objetiva dos fatos”, afirmou
247 – A presidente Dilma Rousseff afirmou neste sábado (29), durante sessão inaugural da 55ª Reunião Anual da Assembleia de Governadores do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), que acontece na Costa do Sauípe, na Bahia, que a realidade desmentirá julgamentos apressados e conclusões precipitadas sobre a economia brasileira.
“Estamos convencidos da absoluta necessidade de preservar a solidez dos fundamentos macroeconômicos. Este compromisso não será alterado. Tampouco nos abalaremos com julgamentos apressados e por conclusões precipitadas, que a realidade desmentirá”, afirmou a presidente, no que pode ter sido considerado uma resposta ao rebaixamento da nota do Brasil pela agência de risco Standard & Poor’s. “Todos sabemos que, em economia, a realidade sempre se impõe. Em alguns momentos, expectativas, especulações, avaliações subjetivas e até mesmo interesses políticos podem obscurecer a visão objetiva dos fatos”, complementou.
A presidente disse também que “o que importa” é continuar agindo para o país no rumo certo. “Sem abdicar do nosso compromisso fundamental com a solidez da economia e com a inclusão e o desenvolvimento social e ambiental do país”, frisou. “O Brasil tem ainda inúmeros desafios para enfrentar e superar e haverá sempre novos obstáculos a serem removidos. Nos orgulhamos de ter construído um caminho para o desenvolvimento, o que nos permite dizer que o Brasil vai muito bem e irá ainda melhor”, afirmou.
Dilma falou ainda que o país “vive um novo desafio histórico”: “o desafio de acolher e atender as reivindicações e os anseios que surgiram na população. Ao promover ascensão social e superar a extrema pobreza, criamos um imenso contingente de cidadãos com melhores condições de vida, maior acesso à informação e mais consciência de seus direitos. Temos consciência que nós fizemos o mais urgente e o mais necessário para o nosso momento histórico, mas agora temos a consciência que devemos e podemos por todas as conquistas fazer ainda mais”.
No discurso, a presidenta disse que as reservas internacionais estão em mais de 370 bilhões de dólares, o que proporciona um lastro confortável e seguro para enfrentar qualquer volatilidade, e que nos últimos 12 meses o país recebeu mais de 65,8 bilhões de dólares em investimentos estrangeiros diretos.
“Em 2014, faremos novas concessões, ampliando ainda mais nossa parceria com o setor privado em investimentos em infraestrutura logística e energia e infraestrutura urbana. O Brasil tem ainda inúmeros desafios para enfrentar e superar e haverá sempre novos obstáculos a serem removidos. Podemos, contudo, nos orgulhar de ter construído um caminho para o desenvolvimento, o que nos permite dizer, que o Brasil vai muito bem, e irá ainda melhor”.
A presidenta afirmou que o Brasil se tornou um país menos desigual, mais inclusivo, gerador de empregos e de oportunidades para os cidadãos.
“O Brasil que recebe esta reunião é radicalmente distinto do existente há 11 anos. Retiramos 36 milhões de brasileiros da extrema pobreza, 22 milhões dos quais nos últimos três anos e meio. Propiciamos a ascensão de 42 milhões de pessoas à classe média, que, hoje, representa no Brasil, só a classe média, 55% da população. A renda per capita familiar subiu 78% em 10 anos. Geramos 4 milhões e 800 mil empregos formais e foram, nos últimos 11 anos, na ultima década, 20 milhões de empregos, fazendo com que alcançássemos hoje o menor índice de desemprego de nossa história”.

Governo antecipa reajuste salarial para os militares

O Governo do Estado decidiu antecipar o reajuste aos policiais do Corpo de Bombeiros e aos militares que seria dado só em 2015. Antes porém, assegurou o reajuste combinado para agora em abril, além do incentivo nas gratificações e o fim da Lei do Cão.
Veja a tabela abaixo:

saláriosmilitares

Superintendente do Incra no Maranhão participa de solenidade de entrega de Motoniveladoras em Caxias

superintendente do Incra no Maranhão, José Inácio Rodrigues
superintendente do Incra no Maranhão, José Inácio Rodrigues
O superintendente do Incra no Maranhão, José Inácio Rodrigues participou na manhã desta sexta-feira, dia 28 de março da solenidade de entrega de máquinas do tipo Motoniveladora a dez municípios do Estado do Maranhão.A entrega das máquinas faz parte da segunda fase do PAC( Programa de Aceleração do Crescimento é é viabilizada pelo Ministério do Desenvolvimento Agrária(MDA).
Foram contempladas nesta solenidade, os municípios de Alto Alegre do Maranhão, Bom Jardim, Mirinzal, Peritoró, Presidente Sarney, São Mateus do Maranhão, São Raimundo do Doca Bezerra, Senador Alexandre Costa e Urbano Santos. O evento que também teve a participação do delegado federal do MDA no Maranhão, Ney Jefferson Pereira Teixeira foi realizado foi realizado na sede do 2º batalhão da Policia Militar de Caxias
A doação para os municípios brasileiros de retroescavadeiras, motoniveladoras, pá carregadeira, caminhões cisterna e caminhão basculante, é uma ação realizada para assegurar as condições necessárias para recuperação de estradas vicinais. Esses equipamentos estão sendo doados aos municípios brasileiros com menos de 50 mil habitantes, selecionados a partir de critérios estabelecidos pelo Comitê Gestor do PAC2 e Ministério do Desenvolvimento Agrário
Dos 202 municípios selecionados pelo Programa no estado, 71 estão localizados no Semiárido e receberão – além do conjunto de equipamentos com retroescavadeira, motoniveladora e caminhão-caçamba – reforço de pá carregadeira e caminhão-pipa para favorecer a construção de obras de infraestrutura hídrica, facilitando a convivência com efeitos da estiagem.

Na avaliação de José  Inácio Rodrigues, iniciativas como esta apontam o compromisso do governo federal através do Ministério do Desenvolvimento Agrário em garantir condições para o desenvolvimento dos pequenos municípios e o fortalecimento da agricultura familiar no Maranhão.

Friboi pagará dois milhões em indenização em Açailândia-MA por dano moral coletivo

Imagem ilustrativa
Açailândia (MA) – O grupo JBS/Friboi S.A. – maior companhia de processamento de proteína animal do mundo – foi condenado a pagar uma indenização de R$ 2 milhões, por dano moral coletivo, e a cumprir 16 obrigações, por ter desrespeitado as normas de saúde e segurança. A condenação é fruto de uma Ação Civil Pública (ACP) do Ministério Público do Trabalho no Maranhão (MPT-MA).
As obrigações a serem cumpridas referem-se ao conforto, higiene e privacidade dos trabalhadores nos banheiros, vestiários e refeitórios; ao fornecimento de equipamentos de proteção individual e de água potável (sendo proibido o uso de recipientes coletivos); a adoção de medidas de proteção contra queimaduras; além da manutenção preventiva e corretiva em máquinas e equipamentos e a promoção de medidas que previnam incêndios. 
Na sentença, a juíza da Vara do Trabalho de Açailândia, Carolina Burlamaqui Carvalho, também condenou a JBS/Friboi a conceder intervalos de 20 minutos, a cada 1h40 de trabalho, aos empregados que trabalham em câmaras frigoríficas e demais ambientes frios e aos trabalhadores que movimentam mercadorias em locais com diferentes temperaturas. 
Em caso de descumprimento das obrigações, impõe-se a multa de R$ 10 mil por item, acrescida de R$ 500 por trabalhador prejudicado. Os R$ 2 milhões por dano moral coletivo deverão ser revertidos ao FAT (Fundo de Amparo ao Trabalhador). 
Entenda o caso 
Inspeções realizadas pelo MPT-MA e pelo Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) identificaram falhas nas instalações da distribuidora de carnes Equatorial Alimentos, na cidade de Açailândia. Esse frigorífico havia sido adquirido pelo grupo JBS/Friboi. 
Como sucessora, a Friboi desrespeitou as normas de saúde e segurança do trabalho, colocando em risco a vida dos empregados. Em fevereiro de 2013, o MPT-MA ajuizou a Ação Civil Pública. O caso foi aberto pelo procurador Ítalo Ígo Ferreira Rodrigues e acompanhado pela procuradora Adriana Candeira, da Procuradoria de Imperatriz.

sábado, 29 de março de 2014

Começa a tramitar no Senado novo projeto com regras para criação de municípios

Projeto também tenta garantir que o estudo de viabilidade do novo município seja feito por entidade competente e isenta

Começou a tramitar no Senado novo projeto do senador Mozarildo Cavalcanti (PTB-RR) estabelecendo regras para a criação de municípios. A apresentação da proposta (PLS 104/2014) faz parte de acordo para resolver o impasse em relação a outro projeto de Mozarildo (PLS 98/2002), aprovado no Congresso, mas vetado pela presidente Dilma Rousseff.
A proposta institui regras para a criação, a incorporação, a fusão e o desmembramento de municípios, regulamentando a previsão constitucional sobre o assunto. Uma das demandas do governo é de que as regiões Sul e Sudeste sigam critérios mais rígidos do que as regiões Norte, Centro-Oeste e Nordeste.
Para o autor, o projeto é importante, pois existem áreas do território nacional que se desenvolvem rapidamente e que “precisam ganhar autonomia administrativa, não podendo ficar sob a camisa de força, sendo geridos por um distrito sede menos dinâmico”.
Ao apresentar o projeto à Mesa do Senado, na quarta-feira (26), o senador Mozarildo também apresentou um requerimento para que a matéria tramite em caráter de urgência. A expectativa do senador é de que o projeto seja aprovado no Senado já na próxima semana.
– Espero que esse acordo funcione, que não haja nenhum imprevisto e que possamos aprovar o projeto de maneira rápida – disse o senador.
O exame do projeto começa pela Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ), onde aguarda designação de relator.
Regras
Número mínimo de habitantes para o novo município, estudo de viabilidade e regras para a apresentação da proposta às assembleias estaduais estão entre as regras sugeridas no projeto. A população mínima é de 5 mil habitantes para municípios na Região Norte, aumentando gradativamente conforme elevam-se as densidades das demais regiões, até chegar a um mínimo de 15 mil para novas cidades nas regiões Sul e Sudeste. Para o Centro-Oeste, a exigência é de 6,5 mil, enquanto que um novo município nordestino terá de ter, no mínimo, 8,5 mil habitantes.
O requerimento para a criação de um novo município deve ser dirigido à assembleia legislativa estadual, subscrito por, no mínimo, 20% dos eleitores residentes na área geográfica que se pretenda emancipar, no caso da criação de município, ou na área geográfica que se pretenda desmembrar, no caso de desmembramento de município preexistente para integrar-se a outro.
No caso de fusão ou incorporação de municípios, a exigência é de 3% dos eleitores residentes em cada um dos municípios envolvidos.
O projeto também tenta garantir que o estudo de viabilidade do novo município seja feito por entidade competente e isenta, determinando que o estudo seja contratado pelo governo estadual, e não pelo grupo diretamente interessado na separação ou aglutinação municipal. Mozarildo também destaca, em seu projeto, que os novos municípios devem receber parcela das dívidas dos municípios de origem, proporcional à infraestrutura legada à nova unidade.
Veto
Ao vetar o PLS 98/2022, a presidente Dilma Rousseff considerou que a medida poderia criar ônus excessivo aos cofres públicos. O temor era de que as regras favorecessem a criação de mais municípios, dando, por outro lado, pouco incentivo à fusão e incorporação.
Na justificativa do PLS 104/2014, o autor registra que após o veto ao projeto anterior abriu-se um debate entre representantes do Legislativo e do Executivo com o objetivo de fazer “uma sintonia fina nas regras propostas”, e, assim, moderar os incentivos à criação e desmembramento e, ao mesmo tempo, facilitar e estimular a fusão e incorporação de municípios. Mozarildo afirma que o projeto apresentado agora é “o resultado de tal debate”.

Agência Senado

Os 5 sinais de que Mark Zuckerberg quer dominar o mundo

A crescente quantidade de investimentos do dono do Facebook já está se tornando piada na rede. Alguns dizem que ele, em breve, vai ser o “dono” da Internet e, embora isso seja apenas uma brincadeira, pode não estar muito longe da verdade

O daltonismo (problema visual que dificulta a diferenciação entre verde e vermelho) de Mark Zuckerberg não o impediu de enxergar o verde promissor do WhatsApp, famoso app de compartilhamento de mensagens instântaneas comprado pelo Facebook recentemente. Antes disso, ele já tinha adiquirido o Instagram, assim como recentemente começou a investir em uma fábrica de drones, um serviço de compartilhamento de links e, de certa forma, comprou mesmo a Internet.
A crescente quantidade de investimentos de Zuckerberg já está se tornando piada na rede. Alguns dizem que ele, em breve, vai ser o “dono” da Internet e, embora isso seja apenas uma brincadeira, pode não estar muito longe da verdade.
Elencamos 5 motivos para você começar a pensar que, talvez, o fundador do Facebook esteja mesmo querendo dominar o mundo. Confira:
1. Quer criar um dispositivo que pensa como os seres humanos
Juntamente com o ator Ashton Kutcher e Elon Musk, da montadora Tesla, Mark investiu US$ 40 milhões (um pouco mais de R$ 90 milhões) em uma empresa de inteligência artificial. A Vicarius planeja reproduzir o neocórtex, parte do cérebro que controla a maior parte das funções do corpo, como a capacidade de enxergar e entender a linguagem. Com a tradução do neocórtex em código de computadores, poderá ser criada uma máquina que pensa como uma pessoa.
2. Está investindo em tecnologia de ficção científica
Por US$ 2 bilhões, além de US$ 1,6 milhões em ações do Facebook, Mark adquiriu a Oculus VR, empresa que fabrica óculos de realidade virtual. Para Zuckerberg, as possibilidades de uso dessa plataforma são inúmeras, que vão propocionar aos usuários e
. Vai construir um exército de drones
Mark acaba de anunciar a compra da Titan AeroSpace, empresa de tecnologia especializada em drones e satélites, por US$ 60 milhões. A compra faz parte de um projeto maior, o Internet.org (veja detalhes mais abaixo), e irá colocar satélites e drones na extratosfera.
4. Dono da Internet (calma, é só um site!)
O projeto Internet.org é uma iniciativa anunciada em 2013 em parceria com Nokia, Samsung e Qualcomm, que visa oferecer internet a todas as pessoas que vivem em áreas onde não possuem infraestrutura para conectar-se à rede. Trabalhando no projeto, está uma equipe chamada de Connectivity Lab, que é um grupo de especialistas em informática, aeronáutica e tecnologia aeroespacial, em sua maioria ex-funcionários da NASA ou passaram pelo Instituto Tecnológico de Massachusetts (MIT). Através de drones e satélites na extratosfera, será possível ter sinal wi-fi até em áreas suburbanas e com baixa densidade populacional.
5 . Tem dinheiro para comprar todos os seus concorrentes!
Depois de uma pesquisa revelar que o Facebook vem perdendo espaço com os jovens, que estão migrando para outros aplicativos e redes sociais, Mark começou a investir em seus concorrentes. Já comprou o Instagram, e, mais recentemente, o WhatsApp. Tentou adquirir o Snapchat. Será que ele também não estaria de olho no Twitter ou Foursquare?

Haddad anuncia isenção de IR para quem ganha até R$ 5 mil

  Foto: Reprodução O  ministro da Fazenda, Fernando Haddad, anunciou na noite de quarta-feira (27/11) a ampliação da faixa para isenção no I...