Rádio ITINGAFM Ao vivo

terça-feira, 21 de outubro de 2025

Cientistas desenvolvem detector de metanol com IA


Cientistas desenvolvem detector de metanol com IA

Pesquisadores da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) desenvolveram um dispositivo que utiliza inteligência artificial para identificar a presença de metanol e outros produtos utilizados para adulterar bebidas alcoólicas.

É uma espécie de “nariz eletrônico”. Basta uma única gota da bebida para que o equipamento, com mais de dez sensores, transforme, em até um minuto, a informação do aroma em dados. É possível buscar por cheiros específicos, como “assinaturas” da bebida original.

Essa tecnologia, segundo os pesquisadores, tem uma margem de segurança de 98% em testes no laboratório.

Para isso, o sistema precisa de amostras de bebidas autênticas para aprender a reconhecê-las. Ele é capaz de detectar não apenas novas substâncias, como o metanol, mas também adulterações, como diluição da bebida em água.

O projeto é desenvolvido no Centro de Informática da UFPE, pioneiro em inteligência artificial no país. A tecnologia está em fase de testes em empresas e em demonstração.

Outros usos
Segundo os inventores, o dispositivo pode ser aplicado no controle de qualidade de alimentos, como café, pescado, carnes e óleos.

O sistema também pode ser usado no monitoramento da qualidade do ar e até diagnóstico de doenças, pela detecção de fungos, bactérias e outros micro-organismos.

O grupo também estuda formas de viabilizar o uso da tecnologia em estabelecimentos, com a instalação, por exemplo, de totens ou versões portáteis, para os fornecedores, empresários e clientes verificarem a autenticidade dos produtos.

Antes de ser comercializada, porém, a tecnologia precisa passar por testes em ambientes reais. Os responsáveis estimam um investimento de R$ 10 milhões para tornar o dispositivo acessível ao mercado.

Saiba como vai funcionar o programa de reformas de moradias

  O Governo Federal lançou nessa segunda-feira (21) um novo programa habitacional para facilitar o acesso a crédito com juros baixo para ref...