A China lançou o seu primeiro chip 6G com suporte a altíssima velocidade. Segundo o artigo publicado na revista Nature pelos cientistas das Universidades de Pequim e da Cidade de Hong Kong, o protótipo é capaz de atingir até cinco vezes a taxa de download do 5G.
Para fins de comparação, o 5G pode alcançar entre 10 e 20 Gbps de velocidade, mas o novo chip chinês é capaz de atingir até 100 Gbps pela rede 6G usando frequências de 0,5 GHz até 115 GHz.
Além disso, ele se destaca pelo tamanho: apenas 11 mm por 1,7 milímetros com todas as peças necessárias para conexão com a rede em um chip com uma película fina de niobato de lítio (TFLN).
Para gerar e transmitir sinais, o chip utiliza uma nova tecnologia com um modulador eletro-óptico de banda larga. Ele transforma sinais sem fio em ópticos, processados por osciladores optoeletrônicos que geram sinais estáveis para a faixa de frequência desejada.
Testes iniciais mostraram que o sistema é capaz de gerar uma frequência menor que 180 microssegundos com largura superior a 100 GHz, o que amplia as possibilidades para implementação do 6G em vários sistemas.
Como este é apenas um protótipo, a expectativa é que a versão final do chip consiga entregar mais velocidade, pois o 6G tem capacidade para até 280 Gbps, como mostrado em um teste realizado pela China Mobile em julho.
O Leilão do 6G deve ser realizado pela Anatel em 2026 para definir quais operadoras utilizarão cada frequência do espectro, mas a rede deve começar a funcionar somente a partir de 2030.