A megaoperação deflagrada na manhã desta quinta-feira (7) pelas forças de segurança de oito estados do Nordeste já resultou na prisão de 42 pessoas no Maranhão, até o fechamento desta edição. Os detidos são suspeitos de integrar facções criminosas e estão ligados a crimes como homicídios, roubos e tráfico de drogas.
Os dados parciais da Operação Nordeste Integrado foram divulgados pela Secretaria de Segurança Pública do Maranhão em coletiva à imprensa nesta manhã.
Participaram da coletiva o secretário de Segurança Pública do Maranhão, Maurício Ribeiro Martins; o delegado-geral da Polícia Civil do Maranhão, Manoel Almeida Neto; e o coronel Wallace Amorim.
O assunto já foi destaque na edição desta manhã no Central Manhã. Confira:
No total, a ação conjunta cumpriu 510 mandados de prisão e busca e apreensão nos estados do Piauí, Pernambuco, Bahia, Ceará, Maranhão, Paraíba, Rio Grande do Norte e Sergipe. Além das prisões, as forças estaduais realizam barreiras, patrulhamentos e fiscalizações em pontos estratégicos para desarticular organizações criminosas.
No Maranhão, a operação ocorre em cidades como Timon, Caxias, Araioses, Tutóia, Barão de Grajaú e São João dos Patos, com mais de 300 agentes civis e militares. Dois helicópteros do Centro Tático Aéreo sobrevoam as regiões de Caxias e Timon para apoio às ações.
No Piauí, a operação tem foco em Teresina, Parnaíba e Uruçuí, municípios com alta incidência de crimes violentos, como homicídios, tráfico de drogas, roubos e furtos de veículos e cargas.
A operação segue até sexta-feira, visando fortalecer o combate ao crime organizado nas fronteiras interestaduais.
Operação Nordeste Integrado / Foto: Reprodução