A Polícia Civil do Piauí deflagrou, na manhã desta quarta-feira (13), uma operação que mira advogados suspeitos de envolvimento em um esquema de manipulação do sistema eletrônico do Poder Judiciário (PJe). Ao todo, nove profissionais da advocacia foram presos até o momento.
A ação cumpre 13 mandados de busca e apreensão em diferentes estados. Os alvos estão distribuídos entre os municípios de Picos e Teresina (PI), São Luís e Timon (MA), além de Palmas (TO) e o Distrito Federal. Durante as diligências, veículos de alto padrão foram apreendidos pelas autoridades.
De acordo com as investigações, iniciadas há alguns meses, os suspeitos teriam inserido indevidamente minutas no sistema eletrônico da Justiça, prática que causou prejuízos e proporcionou vantagens indevidas a determinadas partes.
A Polícia informou que o principal objetivo da operação é recolher documentos e equipamentos que possam contribuir com o aprofundamento das investigações, além de identificar outros possíveis envolvidos no esquema.
As investigações seguem em andamento, e os materiais apreendidos passarão por análise técnica nos próximos dias.