Rádio ITINGAFM Ao vivo

sexta-feira, 24 de janeiro de 2025

Brandão diz que estudo avalia aumento salarial de professores do MA

 Brandão diz que estudo avalia aumento salarial de professores do MA

Em mais uma rodada de entrevista à cadeia de emissoras interligadas à Central de Notícias Brasil, o governador Carlos Brandão detalhou nessa quinta-feira, 23, diversas ações na área da educação.

O governador iniciou a entrevista falando sobre a importância das escolas militares e expansão das instituições este ano, em parceria com os municípios.

“Hoje há uma procura muito grande pelas escolas militares e por isso estamos expandindo. O resultado tem sido extraordinário. A gente tem melhorado o IDEB. Toda vez que a gente recebe os resultados das pessoas que chegam às faculdades, muitos deles são das escolares militares. Ano passado a gente fez quase 100 delas em vários municípios. Esse ano vamos continuar expandindo”, garantiu.

Brandão pontuou ainda que o Estado deve conceder uma bolsa à estudante do colégio militar 02 de Julho, Ana Theresa Fonseca Carvalhal, 18 anos, aprovada no vestibular de Medicina da Universidade de São Paulo (USP), campus Bauru.

“A gente conversou e estamos estudando a possibilidade do Estado dar uma bolsa para ela poder se manter em São Paulo. A gente vê que é possível, desde que haja dedicação, que as pessoas estudem.”

ESCOLAS EM TEMPO INTEGRAL E ALFABETIZAÇÃO

Sobre a educação em tempo integral, conhecidas como “Educa Mais”, o governador garantiu que já são 137 escolas do tipo em todo o Maranhão, oferecendo três refeições diárias, aulas teóricas e práticas.

Brandão comemorou os índices de alfabetização conquistados em todo Estado.

“Nós fizemos um amplo trabalho de alfabetização. Nós saímos da 23° para a 10° posição. Foi o Estado que mais cresceu no combate ao analfabetismo. Só estamos atrás do Ceará e Pernambuco. E a gente vai continuar insistindo nisso”, acrescentou.

EDUCAÇÃO NO SISTEMA PENITENCIÁRIO

Brandão também deu mais detalhes de como a educação está sendo realizada dentro do sistema prisional.

“Até na penitenciária nós fazemos a alfabetização. Todos estão alfabetizados. Muitos estudam e fazem faculdade. Dentro da penitenciária nós temos duas metas: primeiro qualificar eles para que possam trabalhar e quando concluírem suas penas, entrarem no mercado de trabalho e segundo a educação.”

Segundo o governo, são mais de 240 oficinas de trabalho dentro do sistema penitenciário. Entre eles: produção de uniformes para os alunos do ensino médio, produção de carteira escolar, blocos de concreto para pavimentação de ruas dos municípios.

UEMA E UEMASUL

Questionado sobre o ensino superior, Brandão falou sobre a maior contratação de professores da instituição e a previsão de inauguração do prédio que vai abrigar o curso de Medicina campus São Luís.

“Todo ano a gente precisa ampliar o número de professores. Só agora fizemos a maior contratação da história de professores da UEMA, mais de 111 professores. Estamos melhorando os prédios. Estamos fazendo uma faculdade de medicina aqui na UEMA de São Luís, um prédio belíssimo que vamos inaugurar acredito que até julho para que a gente possa dar a oportunidade para o filho do pobre ser médico.”

PRECATÓRIOS

Sobre o pagamento dos precatórios, Carlos Brandão relatou em entrevista todo o início do processo de judicialização para garantir o direito dos professores.

“Quando eu era chefe da casa civil no governo Zé Reinaldo eu recebi os professores com essa demanda de diferença no FUNDEF. Eu lembro que na época muita gente ficou preocupado porque o único caminho era judicializar junto ao Supremo Tribunal Federal (STF). Depois de 20 anos o Supremo julgou. Foi uma conquista muito grande. Tinha uma resistência na época porque o Estado iria entrar na justiça contra o Governo Federal. Mas era um direito dos professores e a gente teve que ter coragem. Eu encabecei e o resultado foi favorável.”

PROGRESSÕES E PROMOÇÕES

Sobre esse assunto, Brandão adiantou o Estado já está avaliando através de um estudo para a possibilidade de aumento dos professores. O anúncio deve ser feito até o fim deste mês.

“O governo federal acabou de dar um aumento para os professores. E a gente, naturalmente, sempre acompanha o valor dado pelo governo federal. Nós estamos fazendo um estudo, o momento para dar esse aumento é no final do mês, a gente vai já já anunciar esse valor”.

BOLSA ATLETA

Sobre o programa Bolsa Atleta, que destina recursos para ajudar os atletas maranhenses no custeio das despesas relacionadas à prática desportiva, como transporte, alimentação, inscrições e aquisição de materiais, o governador Carlos Brandão falou que deve ampliar o programa em 2025.

“Nós vamos ampliar. O bom disso é que a gente descobre grandes talentos. Eu recebi uma menina de Alcântara, que ela fazia esporte de barra, e os equipamentos que ela usava em casa eram muito rústicos, não tinha roupa para fazer seus treinos. E a gente deu a ela todas as condições através do bolsa atleta, e ela já ganhou prêmios a nível nacional. Então a gente precisa resgatar esses pessoas. Com esse apoio financeiro a gente chega a vários jovens que tem talento, mas não tem oportunidade”.

Empresa britânica quer iniciar operações de cruzeiro no MA em 2025

  O Maranhão poderá entrar na rota de cruzeiros em 2025. Uma delegação da empresa britânica  Swan Hellenic Cruises  desembarcou em São Luís ...