Foto: Reprodução/Redes Sociais
O candidato republicano Donald Trump, 78 anos, venceu as eleições de terça-feira (5) ao garantir votos suficientes para um novo mandato como presidente dos Estados Unidos, aponta projeção da Associated Press desta quarta-feira (6).
A vitória foi anunciada após ser atingida uma margem segura de votos em que não é mais possível que ele seja superado pela democrata Kamala Harris, ainda que a contagem de cédulas pelo país não tenha sido totalizada. Sua vitória repercutiu no mundo todo e líderes mundiais parabenizaram Trump nesta quarta.
A APURAÇÃO
Nos EUA, a apuração dos votos é responsabilidade de cada estado, já que não existe um tribunal eleitoral centralizado, como no Brasil. Esse processo pode levar semanas, o que torna as projeções essenciais para informar a população sobre o provável vencedor. A agência Associated Press (AP), com uma tradição de 178 anos, é uma das fontes mais respeitadas para a divulgação dos resultados.
Ele já discursou na Flórida, mesmo antes de Kamala reconhecer a derrota. Trump falou sobre imigração ilegal, afirmou que seu slogan será ‘promessas feitas serão cumpridas’ e pregou a união entre todos os americanos.
Com a vitória, Trump retorna à Casa Branca após ter perdido a reeleição para Joe Biden em 2020. Ele se torna o segundo presidente a retomar o cargo, seguindo os passos de Grover Cleveland, que serviu em dois mandatos não consecutivos no final do século XIX. Trump tomará posse em 20 de janeiro de 2025 e contará com o apoio de uma maioria republicana no Congresso, o que deve facilitar a implementação de sua agenda.
Sua eleição representa uma situação inédita nos EUA: Trump será o primeiro presidente já condenado pela Justiça. Em maio deste ano, foi declarado culpado por fraude ao classificar um pagamento a uma ex-atriz como gasto de campanha. Além disso, enfrenta outras três ações judiciais, inclusive uma relacionada a alegações de tentativa de reverter o resultado das eleições de 2020, que culminaram na invasão do Capitólio em janeiro de 2021.