O Deputado Federal Zé Carlos, a convite da Associação das Comunidades Negras Rurais Quilombolas do Maranhão (ACONERUQ), participou, nesta sexta-feira (01), na Assembleia Legislativa do Maranhão, da solenidade de lançamento do documentário ¨Kilombos¨, como parte do encerramento da visita oficial do Embaixador da União Europeia no Brasil, João Gomes Cravinho, cofinanciador do projeto Ká-Amubá – Promoção de Tecnologias de Economia Solidária em áreas de Quilombos no Maranhão.
O projeto Ká – Amubá – Promoção de Tecnologias de Economia Solidária em Áreas de Quilombos, no Maranhão, vai ao encontro das necessidades específicas destas comunidades no estado, considerado um dos mais pobres do Brasil.
Segundo a presidente da ACONERUQ, Maria José Palhano o Maranhão é muito carente de investimentos em políticas públicas para a zona rural. Ela ressaltou que uma das missões da entidade é diminuir a pobreza extrema que ainda existe nos quilombos maranhenses. ¨Com a proposta de acabar com as vulnerabilidades ainda existentes, limitadoras de um progresso sustentável, o Projeto vem dar resposta a um apelo direto das comunidades quilombolas do Maranhão, no sentido de viabilizar melhorias das condições de vida nos quilombolas¨, frisou Maria José.
O Deputado Federal Zé Carlos destacou, que o Brasil tem uma dívida histórica com o povo negro, e que o Estado precisa avançar em Assistência Técnica, valorização da cultura e educação do campo, para que os quilombolas tenham condições de ter uma vida digna, preservando a identidade de seu povo. ¨A regularização das terras é apenas o começo da intervenção necessária para dar qualidade de vida aos quilombos do Maranhão. Mesmo com todas as políticas sociais implantas pelo nosso governo, estas ainda não foram suficientes para tirar nosso povo do da zona rural da pobreza. Não se pode imaginar um Brasil desenvolvido, se não valorizarmos o trabalho da mulher e do homem do campo¨, disse Zé Carlos.
O deputado Zé Carlos tem feito uma brilhante atuação na Câmara Federal. É um dos poucos parlamentares maranhenses que possui um olhar mais voltado para as minorias, defendendo intransigentemente os interesses do pequeno produtor da agricultura familiar, além de ser um aliado as lutas dos movimentos sociais do campo e da cidade. Sua atuação tem se destacado principalmente por beneficiar a zona rural do Estado do Maranhão. Durante toda a sua vida como executivo na Caixa Econômica e como político Zé Carlos tem como sua principal bandeira de luta, a habitação rural através do Programa Nacional de Habitação Rural do Governo Federal. De suas primeiras emendas federais foram investidas mais de 10 milhões de reais para o campo com projetos de abastecimento, saneamento, pavimentação, praças, quadras de esporte, barragens, patrulhas mecanizadas, máquinas agrícolas e unidades básicas de saúde.
Participaram do evento o Embaixador da União Europeia, João Gomes Cr avinho, a Presidente da ACONERUQ, Maria José Palhano Silva, o Deputado Estadual Zé Inácio, o Secretario de Estado da Igualdade Racial, Gerson Pinheiro, o Coordenador Geral da Cooperquilombola, Francisco Carlos, e a Coordenadora do Instituto Marquês Vale Flor, Hermínia Ribeiro.