Rádio ITINGAFM Ao vivo

sexta-feira, 29 de abril de 2016

Um novo jeito de acabar com a poluição

O termo “poluição” refere-se à degradação do ambiente por diversos fatores que são prejudiciais à saúde. Ela pode ser causada pela liberação de matéria, e também de energia. Para que o ser humano possa garantir um futuro digno ao nosso planeta e, consequentemente, às próximas gerações, devemos repensar urgentemente nossa forma de nos relacionarmos com o mundo.
Poluição
A poluição gerada nas cidades é o resultado da queima de combustíveis fósseis como:  carvão mineral, gasolina e diesel. A queima destes produtos tem lançado uma grande quantidade de monóxido de carbono e gás carbônico na atmosfera. Estes dois combustíveis são responsáveis pela geração de energia para o setor elétrico e de transporte. Buscar alternativas sustentáveis se torna cada vez mais necessário.
As empresas cimenteiras dizem que o cimento é a substância mais utilizada no mundo, depois da água. Infelizmente, ele também é uma das mais poluidoras. Sua fabricação de é o causador de 5% das emissões mundiais de gases estufa.
O cimento é feito aquecendo calcário e argila até eles se fundirem em um material chamado escória do cimento, depois disso, é misturado com vários aditivos. O problema é que o aquecimento e a reação química liberam grandes quantidades de dióxido de carbono, contribuindo para o aquecimento global.
Algumas ações estão sendo tomadas para conter essa produção de cimento, diminuindo assim, o prejuízo ambiental causado pela poluição.
A argamassa polimérica, que já é bastante aceita em diversos estados brasileiros, tem mostrado um novo jeito de construir, Além de ser muito mais econômica que o cimento tradicional, é possível economizar tempo e ferramentas dentro de uma obra.
Representando a MassaJá, empresa de argamassa polimérica que atua em Pernambuco, Érico Santos diz que a argamassa polimérica chega ao mercado para conter a crise que se instaurou na construção civil, trazendo um modelo não poluente e muito mais  mais econômico . “A MassaJá é um sonho que se tornou realidade”, destacou Érico, que ainda lembrou que ações simples como evitar sacolas e matérias descartáveis feito de plástico, ajudam a manter o equilíbrio no planeta e nos tornam cada vez mais, seres sustentáveis.
Seja economizando água ou construindo de maneira sustentável, o ser humano sempre deve lembrar que a forma como seus descendentes irão viver dependem das suas atitudes hoje.

Rômulo França
(081)98892-7347/99684-9395

Maranhão tem mais de 1,16 milhão de famílias no Bolsa Família este mês

  Mais de 1,16 milhão de famílias em todos os 217 municípios do Maranhão serão contempladas em setembro com o Bolsa Família. Para isso, o in...