A Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social (Sedes) orienta os municípios maranhenses sobre o processo de averiguação cadastral das famílias beneficiárias do Programa Bolsa Família (PBF) que não atualizaram seus dados até dia 22 de maio. Todos os 217 municípios maranhenses têm até a próxima sexta-feira (21) para repassar as informações sobre esta atualização aos sistemas do Ministério de Desenvolvimento Social (MDS).
O processo de averiguação cadastral é uma responsabilidade da gestão municipal do Bolsa Família e consiste na visita de equipes da assistência social às famílias a fim de identificar e verificar inconsistências nas informações declaradas ao Cadastro Único (CadÚnico), que é a única porta de acesso das famílias aos programas sociais do Governo Federal. No Maranhão, desde o início de 2015, existem 121.080 famílias em situação de averiguação cadastral.
O secretário de Estado de Desenvolvimento Social, Neto Evangelista, alerta para que as famílias sejam orientadas pelas equipes municipais a observarem as informações disponibilizadas no extrato do benefício. “É por meio da leitura atenciosa dos extratos mensais do benefício que as famílias podem observar avisos sobre períodos de atualização dos dados no Cadastro Único, bloqueio de benefício ou sobre descumprimento de condicionalidades por parte de algum familiar”, explicou.
Os municípios que não informarem os resultados da averiguação cadastral das famílias que tiveram os seus benefícios bloqueados por falta de atualização dos dados, até o dia 22 de maio, terão o benefício suspenso a partir do próximo mês.