Rádio ITINGAFM Ao vivo

quarta-feira, 27 de agosto de 2014

Veja escorregões de Dilma, Aécio e Marina no debate dos presidenciáveis

Os três principais candidatos à Presidência da República que participaram do debate da Band na noite da terça-feira (26) cometeram alguns deslizes em suas respostas e passaram informações incorretas ou imprecisas aos telespectadores.

Debate Band com presidenciáveis - 5 vídeos

A presidente e candidata à reeleição, Dilma Rousseff (PT), por exemplo, subestimou a alta da inflação no período de nove anos para cá.
Já o candidato tucano, Aécio Neves, disse que reduziu o número de secretarias do governo de Minas Gerais em uma proporção maior do que a que efetivamente realizou.
Marina Silva (PSB), que optou pelo uso mais frequente de afirmações genéricas, sem citar cifras e números específicos, quando o fez, escorregou, em relação ao número de homicídios por ano no país.

Intenção de voto

PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA

Dilma RousseffPT

34

Marina SilvaPSB

29

Aécio NevesPSDB

19

Outros

3

Brancos e nulos

7

Indecisos

8
Veja, abaixo, as principais incorreções cometidas pelos presidenciáveis no debate da Band da última terça (26).

Dilma Rousseff

"Nós mantivemos a inflação onde esteve nos últimos 9 anos"
Segundo dados do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia Estatística), a inflação medida pelo IPCA (Índice de Preços ao Consumidor Amplo) há nove anos, de agosto de 2005 a julho de 2006, foi de 3,97%.
De agosto de 2013 a julho de 2014, o índice atingiu 6,5%, o que representa um crescimento de 63,7%. A média anual de inflação de 2005 a 2014, medida no acumulado de agosto a julho do ano seguinte, ficou em 5,3%.
Isso quer dizer que a inflação nos últimos 12 meses, até julho deste ano, foi 22,64% maior do que a média dos últimos nove anos no mesmo período.
"Fizemos o compromisso da reforma política, mas [ela] não foi aprovada no Congresso Nacional"
No dia 24 de junho de 2013, enquanto o país era varrido por uma onda de protestos de rua, Dilma apresentou ao país e ao Congresso Nacional uma proposta de reforma política.
O principal ponto era a eleição, por meio de um plebiscito, de uma Assembleia Constituinte exclusiva para votar a reforma.

Lula diz que vai disputar 4º mandato em 2026

  O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) afirmou, nesta quinta-feira (23), que vai concorrer ao quarto mandato nas eleições do próximo ...