O setor público cada vez mais tem mostrado sinais de que precisa da ajuda da iniciativa privada, no que tange a prestação dos serviços mais elementares para a sociedade brasileira, como é o caso da saúde, concessão de rodovias e aeroportos, gestão de presídios, apoio administrativo, serviços de asseio e conservação e etc.
De fato, esses serviços sejam por excelência da competência da gestão pública, esta nem sempre consegue executá-lo com eficiência porque faz-se necessária a prestação de um serviço mais especializado, e o setor público, uma vez que possui muitas obrigações não consegue executá-lo de forma eficiente.
Exatamente por isso, a iniciativa privada demonstra ser uma das melhores soluções para sanar esta problemática, pois empresas ou instituições que executam serviços na área da saúde, segurança ou mesmo na administração de instituições como hospitais, presídio e aeroportos, não só demonstram ter mais capacidade técnica, como também especialização para a prestação desse tipo de serviço. Além disso, essa parceria com a iniciativa privada pode garantir que a sociedade não só continue recebendo tais serviços, mas também que a excelência deles, possa ser atingida.
Exemplo disso é a parceria firmada com o governo de Minas Gerais e o setor privado na administração do complexo penitenciário de Ribeirão das Neves. Com a parceria, problemas como superlotação, rebeliões, corrupções, fugas e até gastos com os detentos, foram solucionados.
A gestão pública de muitos estados brasileiros é uma prova que os serviços precisam da ajuda do setor privado caso queira atingir a excelência, pois grande parte de suas rodovias continuam precárias. A administração de presídios encontra-se em colapso, e a saúde, em alguns desses estados, é uma da piores de todo o país. Não se trata apenas da competência em garantir a sociedade os benefícios, mas sim que ele sejam prestados com eficiência.
Uma prova que essa parceria é a melhor solução para a gestão pública, é a prestação de serviços que o IBRAPP vem executando junto ao poder público nas áreas da saúde, economia, segurança, asseio e conservação e apoio administrativo.
Com o apoio do Instituto, muitas falhas de gestão foram sanadas. Um exemplo disto, é o Projeto Estudo de linha de base das ações de saúde no âmbito do PROACRE (Programa de Inclusão Social e Desenvolvimento Econômico Sustentável do Estado do Acre), que destacava a organização, o apoio à assistência, ações e satisfação de usuários das unidades básicas de saúde e hospitalares da rede pública de saúde do Estado do Acre.
Por meio desse projeto, as unidades básicas de saúde podiam sempre se policiarem para atenderem melhor seus pacientes, além de contribuir para diminuir a carência da saúde pública do Acre.
Exemplos como os já citados, de acordo com Lilian Pantoja, coordenadora do setor de projetos do IBRAPP, são provas mais que contundentes que a iniciativa privada, não só pode executar serviços públicos como também é a melhor solução para sanar o déficit de atribuições que a gestão pública possui.
“A parceria entre o poder público e o privado de forma comprometida tendem a minimizar as falhas provenientes das muitas demandas que o setor público possui, daí a importância da iniciativa privada auxiliá-lo neste processo de gestão”, afirma a coordenadora.