Rádio ITINGAFM Ao vivo

quinta-feira, 17 de abril de 2014

Eleições 2014: a aliança tucano-comunista no MA e a disputa nacional PT x PSDB

Nada de surpreendente o “beijo na boca” de Flávio Dino em Aécio Neves para selar a aliança do PCdoB/PSDB no Maranhão. Toda a blogosfera local já havia cantado a bola.
Do ponto de vista pragmático o comunista está certo, já que há tempos deixou o pudor político-eleitoral de lado e enveredou para o vale tudo eleitoral. Basta ver alguns dos atores com quem Dino anda à tiracolo pelo estado – como costuma dizer o um dileto amigo do Rede Sustentabilidade: “Flávio está aliado de estuprador a grileiro”.
Não existe essa de espanto ou escandalização em relação à aliança tucano-comunista no Maranhão. Isso é do jogo político.
Contudo, como diria o Arnaldo César Coelho, “a regra é clara”: para toda ação há uma reação.
Claro que a presença do PSDB no palanque de Flávio Dino, provavelmente ocupando a vaga de vice-governador, fará com que a direção do PT jogue peso na candidatura da aliança do partido com o PMDB no estado. 
Se antes havia uma certa “prudência” da direção nacional do PT em relação à disputa para o governo do Maranhão, até por respeito ao candidato comunista, agora a coisa muda de figura. Flávio Dino será visto como um adversário do projeto de reeleição da presidente Dilma, objeto estratégico número um do Partido dos Trabalhadores.
É muito provável que tanto o Lula quanto a própria Dilma venham fazer campanha no Maranhão no palanque onde estiver o PT, coisa que não acontece nas campanhas para presidente desde 1998!
Para justificar a aliança com o PSDB, os comunistas dizem que sempre apoiaram o PT e agora são rejeitados pelo petismo. Meia verdade!
Na realidade, a relação do PT com o PCdoB sempre foi conflituosa no Maranhão.
Somente no plano nacional há uma boa proximidade política entre petistas e comunistas, mas ainda assim no tocante à relação partidária, pois nos movimentos sociais, sobretudo no estudantil e no sindical, o pau quebra entre os dois partidos – basta ver que o PCdoB abandonou a CUT e fundou sua própria Central Sindical, a CTB.
Enfim, o fato é que o PCdoB de Flávio Dino acaba de trazer a disputa nacional do PT contra o PSDB para o Maranhão.
O mesmo PSDB que neste momento persegue a presidenta Dilma com a história da CPI da Petrobrás. O mesmo PSDB que tripudia contra os dirigentes José Dirceu, José Genoíno, João Paulo e Delúbio Soares.
A eleição no Maranhão está nacionalizada. Que bom!
E antes de finalizar uma constatação: nem o habilidoso Roberto Rocha no auge da sua força enquanto tucano conseguiu colocar o PSDB no mesmo barco do PCdoB.
Coube ao comunista Flávio Dino essa proeza.

Maranhense é encontrado morto em apartamento em São Paulo

  Um maranhense identificado como Raphael Lagares, de 33 anos, foi encontrado morto no interior do apartamento onde morava, localizado no ce...